19 de abril de 2024 - 18:15

HomeDESTAQUES DO DIASistema FAESP lança programa dedicado à saúde das mulheres do campo

Sistema FAESP lança programa dedicado à saúde das mulheres do campo

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) lança na próxima terça-feira (18), em Registro, o projeto Semear é Cuidar. A iniciativa conta com o apoio da Comissão Semeadoras do Agro e da ONG Orienta Vida e tem o objetivo de levar informações e ações de saúde para as mulheres do campo. Na primeira etapa do projeto, serão realizadas palestras e cerca de 200 exames de papanicolau, mamografia, ultrassom a mulheres com residência em propriedades rurais da região de Registro, Miracatu, Iguape e Juquiá.
O lançamento do projeto será realizado às 10 horas no Templo Hompa, em Registro. São esperados produtores rurais, prefeitos e secretários de saúde de todo o Vale do Ribeira.
“Um dos propósitos da FAESP é levar conhecimento e orientação sobre todos os temas que influenciam a atividade no campo, e a saúde, sem dúvida, é uma delas. Contamos com o engajamento massivo dos sindicatos rurais e dos órgãos governamentais dos municípios, com o intuito de levar às mulheres da região rural acesso a serviços e informação. Vamos seguir buscando ampliar o acesso à saúde e integrando nossos trabalhos às redes de saúde para disponibilizar, de forma ideal, no tempo certo, o serviço necessário para as mulheres do campo”, destacou Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP.
Para Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, esse atendimento mais próximo às comunidades é muito positivo:
“O Semear é Cuidar é um projeto que busca cidadania e a inclusão da mulher do campo. Muitas vezes, elas não têm a possibilidade de acesso à unidade básica de saúde, aos serviços médicos, em geral, mesmo que para exames simples”.
A previsão é que seja criado um cronograma de trabalho para que nos próximos meses outros municípios recebam a equipe de saúde orientada pela ONG Orienta Vida.

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS