19 de abril de 2024 - 18:24

HomeDESTAQUES DO DIAAtrações Turísticas, Patrimônio Histórico, Arte, Cultura e Fauna no Vale do Ribeira

Atrações Turísticas, Patrimônio Histórico, Arte, Cultura e Fauna no Vale do Ribeira

O primeiro plano de Economia Criativa Regional do Brasil “Dá Gosto Ser do Ribeira” detém 25 ações que mapeiam oportunidades de desenvolvimento da região do Vale do Ribeira por meio da economia criativa com viés das singularidades, da inovação e da cultura no vetor desenvolvimento e foco no empreendedorismo. Nesta série, vamos falar de três ações que, individualmente, podem ser detalhadas no site: https://dagostoserdoribeira.com.br/. Todas se relacionam com a essência da região e a alma dos “valentes”. Sim, esse povo do Vale do Ribeira que, dia após dia, se empodera com seus valores e talentos únicos.

Ação Casa da Memória e dos Afetos do Vale do Ribeira: incentiva a união de arquivo histórico, escritório técnico e centro do patrimônio – uma região que detém conhecimento desde o ciclo do ouro, do arroz, das comunidades indígenas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhas, imigração japonesa, entre outros complexos de patrimônios tombados é uma grande riqueza para nosso estado e para o nosso país. Seria possível projetos via editais de recursos para este fim? Precisamos de um começo!

Esta ação ainda está em análise devido ao grande desafio das gestões públicas culturais municipais para consenso e definição de centralização do espaço e curadoria especializada. Mas por que não uma “Casa de Memórias e Afetos” em cada município contando a sua história? Ou uma “Casa de Memórias e Afetos” itinerante?

Casa do Ribeira: atração temática e ponto de venda na BR-116 – esta ação depende de investidores que desejam valorizar o Vale na rodovia Régis Bittencourt inovando em um empreendimento, adaptando ou ainda adotando esta ação. Já temos redes e empresas interessantes e potenciais na rodovia. Será que tem algum Valente na escuta? O que temos de iniciativa neste momento é a “Casa do Ribeira” musical on-line. Vale se inspirar: https://m.youtube.com/c/casadoribeira.

Animal Parade: arte pública como instrumento de promoção e geração de renda – tivemos a primeira iniciativa dos prefeitos da região turística do Lagamar para iniciar a ação definindo seus animais e revitalizando o circuito de cicloturismo Lagamar como principal atrativo gerador de fluxo local e surpreendidos por um gigante “instagramável” como ponto turístico de comida de rua, música, arte, ambulantes e muito turismo e empreendedorismo. A primeira iniciativa se deu com o Pássaro Guará vermelho, na cidade de Ilha Comprida.

No próximo artigo vamos continuar com as ideias efervescentes e desafiadoras para a região. Falaremos das ações agrupadas sobre marcas, rótulos, prateleiras e empresas de uma forma totalmente conectada ao propósito do Sebrae e que caminha com resultados para o nosso querido Vale do Ribeira.

Michelle Raimundo dos Santos é especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Psicanalista, pós-graduada em Auditorias de Sistemas de Gestão Integrados e formada em Tecnologia da Qualidade. Atuou por 20 anos nas áreas de gestão empresarial. Há 12 anos no Sebrae-SP, iniciou sua carreira como consultora de negócios em São José dos Campos e há cinco anos atua como gerente regional em Registro, liderando uma equipe de 20 analistas e consultores que atuam em 15 municípios do Vale do Ribeira. Atualmente estuda Liderança, Economia Criativa com foco em Desenvolvimento Local e Regional, Cidades Inteligentes e ESG.

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS