19 de abril de 2024 - 19:18

HomeDESTAQUES DO DIAEmpresária do Vale do Ribeira participa de Missão Internacional em Portugal focada...

Empresária do Vale do Ribeira participa de Missão Internacional em Portugal focada no turismo rural

Lisboa, Óbidos e Alentejo foram os destinos da Missão Empresarial BTL Turismo do Sebrae-SP, realizada entre os dias 25 de fevereiro a 5 de março. Um grupo de 24 empresários e gestores públicos esteve em Portugal para participar de visitas técnicas, reuniões e feira do setor para entender as boas práticas e observar tendências da economia turística que podem ser aplicadas no Brasil. O país foi o destino escolhido pela sua relevância no setor. Em nove anos, registrou uma taxa de crescimento médio anual de 7,2% nas hospedagens, passando de 37 milhões em 2010 para 70 milhões, em 2019.

Terezinha Shimada, do Sítio Shimada, em Registro, foi uma das participantes. A empresária participou da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a maior feira de turismo de Portugal, e participou de roteiros gastronômicos, religiosos, de aventura e culturais, além de mesclar a experiência conversando com representantes de entidades que promovem os destinos no país.

“Foi uma experiência maravilhosa! Aprendi muito todos os dias. Pude observar como os turistas enxergam o espaço turístico e abri minha cabeça para as novidades. Lá eles valorizam muito a história do espaço, algo que me marcou muito, pois nós temos uma história incrível no Sítio Shimada e podemos focar nela para contextualizar os nossos produtos e atrair os turistas de modo geral. Na feira, visitamos o espaço do Brasil, fizemos contatos, distribuímos amostras dos nossos chás preto e verde. Aprendemos bastante. Agora é o momento de colocar todo esse conhecimento em prática no Vale do Ribeira”, destaca Terezinha Shimada.

Capacitações

A empresária do Sítio Shimada realizou diversas capacitações com o Sebrae-SP ao longo dos anos e ainda participa de programas como o ALI Rural, que está com inscrições abertas no Vale do Ribeira. O projeto vai atender produtores e produtoras rurais com DAP ou CNPJ rural ativo que estejam em um momento de busca pelo desenvolvimento de novos produtos, soluções, serviços ou modelo de negócios para melhoria dos processos produtivos e acesso a novos mercados, tudo visando a implementação de inovações nos negócios e aumento de faturamento.

Restam apenas 27 vagas para o Vale do Ribeira. As inscrições seguem abertas pelo link https://contato.sebraesp.com.br/alirural/ e podem ser feitas até o dia 30 de abril ou até se esgotarem. O projeto terá duração de até oito meses e os encontros já começam no próprio mês de abril para quem já estiver inscrito.

O foco do ALI Rural está no aumento de faturamento e na inovação para auxiliar as propriedades rurais que encontram dificuldades em ampliar suas participações no mercado. A metodologia consiste em um diagnóstico inicial realizado por agentes especialistas em agronegócios para que sejam trabalhadas cinco vertentes fundamentais: melhorias no processo produtivo, redução de custos, novos produtos, controles gerenciais e marketing e vendas. Dentro do período de até oito meses serão realizados encontros individuais na propriedade rural e coletivos por agentes locais de inovação, supervisionados por especialistas do Sebrae, para que sejam mensurados os resultados dentro das metas estipuladas para o crescimento do negócio.

“A força e dimensão do agro são incontestáveis. O ALI Rural vem para atender os pequenos negócios do campo que tanto anseiam por inovação. A metodologia oferece a visão macro do negócio, com diagnóstico e soluções que vão auxiliar os produtores rurais no dia a dia da gestão. Nosso objetivo é fazer com que as propriedades rurais possam melhorar as vendas, reduzir custos, acessar novos mercados e otimizar a produção”, destaca a gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Michelle Santos.

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS