17 de abril de 2024 - 19:33

HomeDESTAQUES DO DIAGoleiros estão proibidos de provocar batedores durante os pênaltis

Goleiros estão proibidos de provocar batedores durante os pênaltis

O International Football Association Board (IFAB) oficializou algumas mudanças nas regras do futebol, nesta sexta-feira (24). Como havia sido proposta, os goleiros não poderão promover mais as “catimbas” antes das cobranças de pênaltis para distrair o adversário cobrador. Com isso, os atletas não poderão atrasar as batidas e estão proibidos de tocar nas traves ou na rede de sua meta.

O caso passou a ganhar olhares mais atentos após as atuações de Emiliano Martínez, goleiro da Argentina, contra Holanda e França, na Copa do Mundo. Ambos os confrontos foram decididos nas cobranças de pênaltis, em que a seleção sul-americana saiu vitoriosa com grande atuação de seu camisa 23, que tem fama por provocar seus rivais antes das cobranças.

Outras mudanças

Além disso, o IFAB determinou que o tempo da comemoração dos gols durante uma partida de futebol deverão ser acrescidos na partida. A entidade afirma que as celebrações resultam em um tempo significativo de jogo que é perdido.

Outras medidas, como a mudança no tempo de jogo do futebol ou uma mudança na regra de impedimento que foram debatidas em reuniões anteriores ainda não foram aprovadas. As novas diretrizes impostas pelo IFAB passam a valer a partir da temporada 2023/2024.

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS