19 de abril de 2024 - 17:46

HomeDESTAQUES DO DIAAndré do Prado é eleito presidente da Alesp pelos próximos 2 anos

André do Prado é eleito presidente da Alesp pelos próximos 2 anos

Conforme antecipado pela coluna De Olho no Poder, da Gazeta, o deputado estadual André do Prado (PL) foi eleito nesta quarta-feira como presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, após a posse dos 94 novos parlamentares da Casa. O ex-prefeito de Guararema recebeu 89 votos contra cinco de seu oponente, Carlos Giannazi (PSOL), que teve a preferência apenas de integrantes de seu partido.

O parlamentar tem o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, de deputados bolsonaristas e até do PT – nesse último caso, pelo menos para a eleição desta quarta. Ele ficará no cargo pelos próximos dois anos.

André do Prado, após ser eleito presidente da Alesp

Prado conquistou o apoio de boa parte dos partidos de oposição ao se comprometer a seguir a proporcionalidade. Pela regra, cargos da mesa diretora são distribuídos em função do tamanho das bancadas de cada legenda. Com o segundo maior número de deputados (18), o PT se beneficiou do princípio.

O deputado Teonilio Barba (PT) foi eleito para o cargo de primeiro-secretário e Rogério Nogueira (PSDB), para o de segundo-secretário.

De perfil conciliador e discreto, o ex-prefeito de Guararema está no terceiro mandato consecutivo na Alesp. Ele substitui Carlão Pignatari (PSDB), eleito no início de 2021.

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS