25 de abril de 2024 - 03:33

HomeVALE DO RIBEIRASaúde de Registro promove sessão pipoca para reflexão sobre uso indiscriminado de...

Saúde de Registro promove sessão pipoca para reflexão sobre uso indiscriminado de fórmula infantil

Utilizar substitutos do leite materno, como fórmulas infantis ou leite de outros animais, pode ser um grande risco para a saúde do bebê. Isso ocorre, principalmente, quando os pais não podem comprar os substitutos na quantidade necessária ou quando a água que utilizam para preparar o alimento não é limpa o suficiente. A falta de informação e o uso indiscriminado de fórmula infantil foi tema de mais uma ação do Agosto Dourado realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em parceria com o CEREST e SENAC, foi organizada uma sessão pipoca para os profissionais da área da Saúde com o filme TIGERS, baseado em uma história real.  O enredo mostra como um ex-funcionário paquistanês denunciou uma indústria de alimentos infantil com a ajuda da IBFAN/Baby Milk Action depois de perceber a morte e o sofrimento de inúmeras crianças em decorrência do uso de fórmula infantil. O filme mostra claramente as estratégias abusivas de marketing da empresa.

Após a sessão houve uma roda de conversa conduzida por profissionais da Secretaria de Saúde com o tema: Marketing abusivo da indústria, o uso indiscriminado de fórmula infantil e a saúde pública. “As mães sempre querem o melhor para os seus filhos. A indústria influencia as decisões das famílias em relação à alimentação infantil por meio de ações de marketing sistemáticas e antiéticas, envolvendo também os profissionais de saúde. É preciso que tenhamos um olhar reflexivo e crítico para prescrever esses produtos somente com razões aceitáveis e necessárias de uso. O filme, uma história verídica, nos traz esse olhar e essa percepção”, disse Vanessa Abreu, Nutricionista da Atenção Básica de Registro, especialista em aleitamento materno e mestranda em saúde coletiva.

Vale ressaltar que o trabalho de incentivo ao aleitamento materno que vem sendo realizado pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde resultou na redução em 46% dos gastos com fornecimento de fórmula infantil no último ano.

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS