19 de março de 2024 - 00:08

HomeDESTAQUES DO DIA1º Encontro Cervejeiro de Registro acontece neste domingo (21)

1º Encontro Cervejeiro de Registro acontece neste domingo (21)

Neste domingo (21), acontece em Registro, o 1º Encontro Cervejeiro, na Praça Beira-Rio.  O evento reunirá especialistas, produtores e empreendedores do ramo cervejeiro. Para quem for participar das palestras, as atividades iniciam às 9 horas. A Praça de Alimentação será aberta ao público às 12h.

A proposta do evento é atrair interessados no assunto para que possam entender como funciona o negócio de microcervejaria e mostrar que Registro tem potencial para o desenvolvimento da cultura.

O Diretor de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcio Bandeira, explica que o 1º Encontro Cervejeiro reunirá conhecimento com boas experiências degustativas. “O investimento na construção de um Arranjo Produtivo Local de Cervejas Artesanais tem um aspecto inovador em aproveitar o crescimento da demanda por esse produto, combinando com elementos da nossa biodiversidade que serão o diferencial para os produtos do Vale do Ribeira. Além da produção de cervejas em si por meio das microcervejarias, o turismo associado desde a produção de lúpulo, a qual se iniciou no Vale do Ribeira, até a produção das cervejas é uma grande oportunidade de geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável da região”.

A primeira edição do encontro faz parte de uma estratégia que a Prefeitura de Registro vem realizando para o fomento econômico por meio de novas alternativas, valorizando o potencial e a vocação do município. “Registro vem ao longo de dois anos tomando uma série de medidas visando melhorar o ambiente de negócios por meio de políticas públicas voltadas a capacitação e atualização profissional, e criação e fortalecimento de cadeias produtivas. O ramo de microcervejarias vem crescendo no País todo nos últimos anos, demostrando ter uma importância para transformações socioeconômicas regionais. Registro tem condições, a exemplo de outros lugares do estado, como as regiões de Ribeirão Preto e Sorocaba, que conseguiram gerar emprego e renda com sucesso nesse setor, de liderar o Vale do Ribeira aproveitando essa oportunidade”, analisou o Secretário Municipal de Governo, Rafael Moraes.

SERVIÇO

Evento: 1º Encontro Cervejeiro
Dia: 21/8
Local: Praça Beira-Rio

Programação

9h – Palestra de Abertura “O mundo da Cerveja” – Daniel Bechara (Educador, biólogo, lupuleiro, sommelier de cervejas e estrategista organizacional)

10h – Minicurso “Regularização e legalização do empreendimento cervejeiro” – Guilherme Mattos (Gestor da Microcervejaria Beta Hops)

10h30 – Lúpulo – Produção e perspectivas no Vale Ribeira – Ricardo Guimarães (Produtor de Lúpulo em Juquiá)

11h – Palestra Magna – Os desafios de um Arranjo Produtivo Local: o caso do Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto – APL – Paulo Cesar Nogueira (Consultor do Programa Empreender da ACIRP – Associação Comercial de Ribeirão Preto, Gestor do APL de Cervejas de Ribeirão)

12h – Abertura da Praça de Alimentação

13h – Microcervejarias como fator de desenvolvimento econômico – O caso do Polo Cervejeiro de Sorocaba e Região – Luis Bramante (Diretor da Bramante Consultoria, especialista em planejamento e marketing de destinos. Gestor da Associação Cerveja Livre – Sorocaba/SP)

14h – Diagnóstico Cervejeiro – Ricardo Oliveira (Consultor do Sebrae Vale do Ribeira)

14h30 – “Tour da Cerveja” e “Concurso Cervejeiro” com Daniel Bechara

15h – Show das Bandas – Riva Trio e Brazilian Peppers


Inscrições

Quem quiser participar dos cursos e garantir a vaga no Concurso Cervejeiro pode se inscrever pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScE6QmHS7JeOtW4anMMRi8lY1vxVHXzcBldIp6RImWViO9H3Q/viewform ou presencialmente, no local do evento.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS