29 de março de 2024 - 08:48

HomeMUNDOTrump diz que FBI fez operação em sua casa na Flórida

Trump diz que FBI fez operação em sua casa na Flórida

Em uma escalada sem precedentes na história recente dos EUA contra um ex-presidente, agentes do FBI, a polícia federal americana, fizeram uma operação de busca na casa do ex-presidente dos EUA Donald Trump na Flórida nesta segunda-feira (8), segundo o próprio republicano.

A casa no resort de Mar-a-Lago, em Palm Beach, no sul do país, “está atualmente sitiado, invadido e ocupado por um grande grupo de agentes do FBI”, disse Trump em comunicado, que afirmou que seu cofre foi aberto.

“Depois de trabalhar e cooperar com as agências governamentais relevantes, essa invasão não anunciada em minha casa não era necessária ou apropriada”, afirmou o ex-presidente em nota.

Ainda não há detalhes oficiais sobre os motivos da operação. Fontes ligadas à inteligência americana afirmaram à imprensa local que a busca focou material que o ex-presidente levou da Casa Branca à residência na Flórida, como caixas com documentos secretos.

A investida sobre Trump é incomum na história recente dos Estados Unidos. Quando o também republicano Richard Nixon renunciou ao cargo de presidente em 1974, em meio ao escândalo de Watergate, recebeu perdão do seu vice e sucessor, Gerald Ford. Ford afirmou à época que não queria “prolongar os pesadelos que continuam a reabrir um capítulo que está encerrado” e que seria seu dever “não apenas proclamar a tranquilidade doméstica, mas usar todos os meios que tenho para assegurá-la”.

Trump tem uma relação conturbada com o FBI desde o início de seu mandato como presidente. Em 2017, demitiu o então diretor do órgão James Comey, que chefiava investigações sobre integrantes da campanha de Trump e sua suposta ligação com a Rússia. Em investigação do Congresso sobre o episódio, Comey afirmou que Trump esperava que o diretor tivesse lealdade ao presidente.

Após sair da Presidência, em 2021, Trump montou, na mesma casa em Mar-a-Lago alvo de operação nesta segunda, uma réplica do Salão Oval, escritório onde despacha da Casa Branca o mandatário do país.

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS