20 de abril de 2024 - 01:10

HomeMUNDOQuer morar fora do Brasil? Especialistas tiram dúvidas dos emigrantes

Quer morar fora do Brasil? Especialistas tiram dúvidas dos emigrantes

Seja por razões profissionais, seja pessoais, há muitos brasileiros que pretendem viver em outro país. Os especialistas explicam, porém, que é preciso tomar uma série de cuidados para migrar de forma segura.

Para a advogada Patrícia Lacerda, fundadora do Find Out Lawyers – portal dedicado a profissionais do Direito e brasileiros morando fora, que buscam ou enfrentam questões legais no exterior – explica que a melhor forma de tomar a decisão de ir morar em outro país com segurança é por meio de um profissional especializado para auxiliar nesse processo.

“Primeiro, é importante verificar se o país para o qual pretende se mudar atende às suas expectativas. Isso é muito pessoal, é claro, mas situações básicas devem ser compreendidas, como: sistema de saúde e seu funcionamento ou ainda, em caso de uma migração com crianças, como funciona o acesso às escolas”, explica a advogada.

Segundo ela, há uma série de medidas que podem ser tomadas antes de escolher o destino. Além de pesquisar sobre o novo país, é essencial saber informações sobre como:

Validar o diploma profissional
Visto correto para a atividade profissional ou situação pessoal
Atentar se há algum tipo de convenção entre os países que facilite essa migração
Fazer a declaração de saída definitiva do Brasil verificar a necessidade de fluência na língua local.
“A documentação necessária para morar fora do Brasil varia bastante de acordo com o país escolhido. É imprescindível verificar junto ao país de destino o visto específico para a sua necessidade. Mudar de país não é uma tarefa fácil como muitos pensam”, explica Lacerda.

Ela também diz que a desistência e o retorno para o Brasil são bem comuns. “Fatores como solidão, não adaptação à nova cultura e a saudade dos amigos e familiares pesam na decisão. Por isso é muito importante pesquisar, conversar com outras pessoas que imigraram para o mesmo país, além de buscar o auxílio de um advogado especializado no assunto”, completa.

Idioma

O idioma também pode ser um problema para quem quer emigrar sem saber sequer o inglês. De acordo com Bruno Simantob, CEO e fundador da startup Transfer English, 95% da população brasileira não fala o idioma de Shakespeare por, entre outros motivos, ter dificuldade com as metodologias tradicionalmente utilizadas para o ensino da língua.

“Eu passei literalmente minha adolescência inteira tentando aprender inglês, sem sucesso. Mesmo me matriculando em diversos cursinhos e tendo aulas particulares, parece que eu tinha alguma trava com o idioma”, explica ele, que também é formado em direito.

“Passado o incômodo, estabeleci o aprendizado da língua como um foco na minha vida. E assim consegui ter acesso a experiências incríveis como morar um período na Austrália e ter um estágio em Israel, que futuramente abriria meus olhos para o mundo do empreendedorismo de alta performance. Eu jamais teria chegado aqui sem o apoio do inglês na minha vida”, completa.

De acordo com ele, é possível aprender inglês usando a língua-mãe – ou seja, no caso dos brasileiros, o português. O método é chamado de “transferência linguística”.

Segundo Simantob, isso traz maior conforto e rapidez, por utilizar comparativos e similaridades, tudo em uma plataforma parecida com um serviço de streaming.

“Inglês é uma dor que todo mundo tem. Tivemos um crescimento muito rápido aqui no Brasil, e percebemos que o mercado hispânico tem o dobro do tamanho do brasileiro. Temos uma comunidade latina nos Estados Unidos imensa, são cerca de 34 milhões de pessoas que convivem com o inglês e, ainda assim, não são fluentes”, diz o fundador.

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS