19 de abril de 2024 - 22:21

HomeDESTAQUES DO DIAPresente há 2 meses em SP, varíola dos macacos já tem 1,6...

Presente há 2 meses em SP, varíola dos macacos já tem 1,6 mil casos no Estado

O estado de São Paulo já possui 1.636 pacientes infectados com varíola dos macacos. Nesta terça-feira (9) se completam dois meses desde que o primeiro caso da doença foi identificado no Estado.

A capital paulista, onde o primeiro paciente com Monkeypox foi diagnosticado, concentra atualmente a maioria dos casos da doença, com 80% dos resultados positivos para o teste da enfermidade e 1.305 pessoas infectadas.

Desde o início de junho o vírus se espalhou também por cidades da Região Metropolitana, chengando a Guarulhos (26 casos), Santo André (25), São Bernardo do Campo (26), Osasco (24) e outros municípios. Os dados foram obitidos pelo portal “A cidade On”.

Interior paulista

As cidades do interior do Estado também começam a registrar aumento de casos da doença, inclusive em cidades menores. Conchas, cidade com população considerada pouco densa, já aponta um caso positivo para Monkeypox, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (8).

Campinas já possui 20 pessoas com teste positivo para o vírus e Ribeirão Preto tem 13 registros de pacientes com o vírus.

Um bebê de apenas um ano foi infectado em Piracicaba, de acordo com Secretaria Municipal da Saúde, além de outros três adultos.

Navio com casos suspeitos atraca em Santos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberu nesta segunda-feira a atracação e operação do navio MV Captain John P no Porto de Santos. A embarcação, que está na área de fundeio, tem casos suspeitos de monkeypox (varíola do macaco) entre os tripulantes.

A Santos Port Authority foi informada sobre os casos nesta quinta-feira (4) e, conforme comunicado encaminhada à imprensa, afirma que “seguirá as orientações do órgão sanitário em relação à prevenção do contágio.

Na última terça-feira, a Prefeitura de Santos confirmou o quarto caso de varíola dos macacos na cidade. Além dos quatro casos já confirmados, a cidade ainda tem dois suspeitos, cujas investigações aguardam o resultado de exames por parte do Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do Estado de São Paulo.

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS