25 de abril de 2024 - 05:41

HomeDESTAQUES DO DIAFim de semana tem atrações de Jongo e Coco de Roda da...

Fim de semana tem atrações de Jongo e Coco de Roda da Tiduca, no Sesc Registro

O Sesc Registro traz neste primeiro fim de semana de agosto os ritmos do Jongo e do Coco de Roda, apresentados pela Comunidade Jongo da Tiduca, de Cananéia.

Os espetáculos integram a programação especial que o Sesc Registro realiza em comemoração aos 100 anos de histórias e memórias vinculadas ao território do Vale do Ribeira e ao prédio do KKKK (sigla do nome em japonês da Companhia Ultramarina de Desenvolvimento), onde a unidade está instalada desde 2016.

No sábado (6), às 17h, o público será convidado a entrar no ritmo do Jongo, dança de roda de matriz africana que se desenvolve ao som de tambores (Tambú e Candongueiro) e que representa uma das maiores contribuições dos negros à nossa cultura. Encontrado principalmente na região Sudeste e considerado um elemento de identidade e resistência cultural para várias comunidades, o Jongo é registrado como patrimônio imaterial brasileiro desde 2005.

A Comunidade Jongo Tiduca, criada em 2015 no quilombo urbano do Rocio, em Cananéia, é
reconhecida como comunidade Jongueira e faz parte da Rede de Jongueiros do estado de São Paulo.

Integrando a Associação Cultural Tiduca, o grupo trabalha com a resistência e o resgate das heranças culturais africanas, respeitando as origens ancestrais do Jongo e buscando fazê-lo conforme eram feitas as rodas de antigamente.

Já no domingo (7), às 17h, a Comunidade Jongo Tiduca apresenta a Sambada de Coco, com seu ritmo acelerado, dança de roda e cantos que retratam a resistência e a luta pela preservação dos modos de vida dos povos tradicionais.

O Grupo de Dança Coco de Roda da Associação Cultural Tiduca foi criado em 2003, sob incentivo do professor de capoeira Ray, que trouxe aos alunos de capoeira a importância que o ritmo tem como cultura popular, tradicionalmente presente nas regiões Nordeste e Norte do Brasil.

Serviço:

Sesc Registro – Dança
Jongo de Roda
Dia 06 (sábado) – 17h
Com Comunidade Jongo Tiduca
Sambada de coco
Dia 07 (domingo) – 17h
Com Comunidade Jongo Tiduca

Mais informações:
https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/
https://www.facebook.com/sescregistro/
https://www.instagram.com/sescregistro/
https://www.youtube.com/c/SescRegistroSP

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS