20 de abril de 2024 - 11:26

HomeESPORTESPalmeiras vence a 3ª seguida no Brasileiro ao bater o Internacional

Palmeiras vence a 3ª seguida no Brasileiro ao bater o Internacional

O Palmeiras superou a equipe do Internacional em um jogo com emoção do início ao fim, na tarde deste domingo (24), no Allianz Parque, pela 19ª rodada do Brasileirão. A vitória foi por 2 a 1, mas poderia ter sido maior. Superior na maior parte dos 90 minutos, o Verdão saiu na frente com gol de Gustavo Gómez aos 17 do primeiro tempo e chegou a ampliar com Murilo, ainda na etapa inicial, aos 41, mas o gol, segundo análise do VAR, foi anulado por estar em posição de impedimento. Após duas bolas no travessão de Zé Rafael já no segundo tempo, foi o Colorado quem chegou ao gol em uma das raras finalizações, com Alemão, aos 36; mas deu tempo de Gabriel Menino fazer mais um para o Palmeiras, aos 42.

Com o resultado, o Palmeiras, no mínimo, manteve a mesma distância em relação ao segundo colocado comparando com a rodada anterior, que era de quatro pontos. Na 18ª rodada, o vice-líder era o Corinthians, com 32 pontos, contra 36 do Verdão. Agora, na 19ª rodada, com 39 na tabela, o Palmeiras está a cinco do Fluminense, com 34, vice-líder até o fim da participação do Palmeiras rodada. Desta forma, o Corinthians, que visita o Atlético-MG no Mineirão no duelo das 17h30, se não vencer, fará com que o Palmeiras consume essa ampliação de vantagem na ponta.

Time que atingiu a maior série invicta deste Brasileirão já emplacada nesta edição até aqui (entre a 2ª e 14ª rodada, ou seja, 13 jogos), o Verdão já está novamente há quatro jogos sem conhecer derrota no Nacional (Fortaleza, fora, Cuiabá, em casa, América-MG, fora e, agora, Internacional, em casa) – sendo que estes três últimos duelos terminaram com vitória do Palmeiras.

Como mandante, este foi o 10º jogo do Verdão, com seis vitórias, dois empates e duas derrotas, sendo que nos últimos nove jogos, foi superado uma única vez (pelo o Athletico-PR, há dois jogos antes deste em casa). E no cenário visitante o Verdão de Abel Ferreira também mostra força no Nacional, sendo o único time que não perdeu fora de casa naatual edição: em oito duelos, conquistou 19 dos 27 pontos possíveis, com quatro vitórias (Juventude, Santos, Coritiba, São Paulo e América-MG) e quatro empates (Goiás, Flamengo, Avaí e Fortaleza).

Campeão do primeiro turno de forma antecipada (já no duelo anterior, quando venceu o América-MG fora por 1 a 0, com gol de Scarpa), das 19 vezes em que foi a campo até aqui neste Brasileiro, o Palmeiras venceu 11 duelos e, com isso, é o time com mais triunfos no Brasileirão 2022, isoladamente, à frente do Fluminense (10).

Verdão também é o time com o menor número de reveses neste Nacional, apenas dois (na 1ª e 15ª rodada, para o Ceará e Athletico-PR, ambos em casa) ao lado do Atlético-MG (superado também somente duas vezes cada nesta edição de 2022 até aqui).

Além da liderança, o Palmeiras ostenta, isoladamente, o melhor ataque da competição: 31 gols marcados até aqui (dois a mais do que o Fluminense de Diniz, com 29, segundo no quesito); e a defesa menos vazada: apenas 13 gols sofridos (seguido de Flamengo, Atlético-MG e Corinthians – vazados 18 vezes). Portanto, o Alviverde é dono também do melhor saldo de gols: 18 (pois marcou 31 e sofreu 13), seguido do Fluminense, com 9 de saldo (fez 29 e sofreu 20).

Individualmente, o capitão palmeirense chegou a 25 gols no geral pelo clube, desde que chegou em 2018, e com este número já é o terceiro maior zagueiro-artilheiro da história do Verdão, atrás só de Loschiavo (décadas de 20 e 30), com 32, e deLuís Pereira (anos 70 e 80), recordista, com 36.

Gustavo Gómez, com o gol desta tarde, alcançou a 4ª posição dentre os zagueiros com mais bolas na rede pelo Palmeiras em uma única temporada. Atualmente, o camisa 15 soma oito tentos em 2022 – Cléber, em 1996, e Vitor Hugo, em 2015, também marcaram oito vezes. Acima deles na lista de zagueiros com mais gols em uma mesma temporada, só Vágner Bacharel e Daniel, ambos com nove gols (respectivamente em 1983 e 2005) e Júnior Baiano, recordista, com 10 gols em 1999.

O paraguaio também chegou a sete gols no atual Campeonato Brasileiro e, desta forma, voltou a ser o artilheiro da equipe na competição, ao lado de Rony. Gustavo Gómez, que já era de forma isolada o zagueiro com mais gols pelo Palmeiras em jogos do Campeonato Brasileiro, hoje ampliou sua marca: foi a 14 gols só pela competição(do total de seus 25 pelo clube). Nessa lista, o capitão alviverde é seguido pelos zagueiros Nen, com 12 gols em brasileiros, e Vagner Bacharel, com 10. Pelo Brasileirão, aliás, Gómez é o estrangeiro que mais venceu (53 vitórias), o terceiro que mais jogou (91 partidas, atrás apenas de Arce, com 97, e Valdivia, com 121). De quebra, esses seus 14 gols em Brasileiros também o tornaram hoje o terceiro estrangeiro, independentemente da posição, com mais gols pela competição na história do Palmeiras: igualou os mesmos 14 do argentino Barcos e, agora, ambos estão atrás apenas de Valdivia (15) e Arce (26).

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS