16 de agosto de 2022 - 21:53

HomeDESTAQUES DO DIAEstado de SP tem 538 casos da varíola dos macacos e governo...

Estado de SP tem 538 casos da varíola dos macacos e governo avalia compra de vacina

Após os casos da varíola dos macacos explodirem no estado de São Paulo, o governo do Estado passou a estudar a compra de vacinas. Neste sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a doença representa uma emergência global.

O estado confirmou 538 casos da doença até a tarde deste sábado (23). A grande maioria ocorreu na cidade de São Paulo: são 442 registros só na capital. Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde registrou 696 casos, ou seja, o estado tem atualmente 77% dos registros da doença no País.

Na última quinta (21) o secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, David Uip, disse que o governador, Rodrigo Garcia (PSDB), já orientou a compra de vacinas por parte do estado.

“O governador já determinou que tomássemos providências, no sentido de aquisição de vacina, que vai ser feita pelo Butantan, ou até em algum momento, se for possível, a produção de vacinas. [ele também determinou] que [se] estabeleça [quais são] as formas mais adequadas de prevenção”, disse Uip.

O comitê também avalia a criação de uma vacina contra a doença. Nos anos 70, o Instituto Butantã desenvolveu uma vacina para a varíola humana, que é mais grave que a varíola dos macacos, mas tem um vírus parecido.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS