16 de abril de 2024 - 11:37

HomeMUNDOÁfrica Oriental: insegurança alimentar grave ameaça mais de 50 milhões

África Oriental: insegurança alimentar grave ameaça mais de 50 milhões

Mais de 50 milhões de pessoas vão enfrentar este ano níveis de insegurança alimentar aguda em pelo menos sete países da África Oriental, advertiu hoje (22) a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), bloco econômico formado por oito nações da região.De acordo com a edição de 2022 do relatório Regional Focus on Food Crises, os países afetados são: Djibuti, Etiópia, Quênia, Somália, Sudão do Sul, Sudão e Uganda.

A insegurança alimentar aguda corresponde à fase 3 ou fase de crise das cinco fases que compõem a Classificação da Fase Integrada de Segurança Alimentar (IPC), sendo a fase 4 classificada como emergência e a fase 5, como catástrofe.

Numa declaração também apoiada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM), a IGAD observa que Etiópia, Quênia, Somália, Sudão do Sul e Sudão enfrentam as maiores crises alimentares já registradas na região.

A estimativa é que cerca de 300 mil pessoas enfrentem a fase 5 na Somália e no Sudão do Sul até setembro caso a produção agrícola e pecuária seja escassa e a assistência humanitária não aumente.

“Nossa região foi atingida como nunca”, disse o secretário-executivo da IGAD, Workneh Gebeyehu, expressando receios de que os números possam aumentar já que as perspectivas para a estação chuvosa, de outubro a dezembro, são consideradas sombrias.

“A combinação de extremos climáticos, conflitos e desafios macroeconômicos torna quase impossível para as nossas comunidades resistir a múltiplos choques”, acrescentou Workneh.

O coordenador sub-regional da FAO para a África Oriental, Chimimba David Phiri, salientou que a atual situação de segurança alimentar no Corno de África (Etiópia, Quênia e Somália) é terrível, após o fracasso de quatro estações chuvosas consecutivas, acontecimento climático que não era visto há pelo menos 40 anos.

“Agora, mais do que nunca, temos de implementar respostas a curto prazo que salvem os meios de subsistência com a construção de resiliência a longo prazo”, disse Phiri.

 

Diário do Ribeira / Agência Brasil

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS