25 de abril de 2024 - 01:45

HomeMUNDOCorrida eleitoral para definir sucessor de Boris Johnson começa nesta terça

Corrida eleitoral para definir sucessor de Boris Johnson começa nesta terça

 A corrida pelo lugar de Boris Johnson como líder do Partido Conservador e primeiro-ministro do Reino Unido começou para valer nesta terça-feira (12), com a desistência de três nomes que tinham lançado pré-candidaturas e dois favoritos recebendo apoios públicos de políticos proeminentes.

Boris deve ficar no cargo até o final do pleito. O Comitê 1922, colegiado responsável pela disputa, divulgou no fim da tarde (14h de Brasília) a lista final de oito postulantes. A primeira votação está prevista para esta quarta (13), e para participar dela os candidatos deveriam reunir ao menos 20 indicações entre os 358 parlamentares conservadores.

Grant Shapps, Sajiv Javid e Rehman Chishti retiraram seus nomes antes dessa etapa. Com isso, permanecem no páreo Kemi Badenoch, Suella Braverman, Jeremy Hunt, Penny Mordaunt, Rishi Sunak, Tom Tugendhat, Liz Truss e Nadhim Zahawi.

Ex-secretário de Finanças e um dos detonadores do estopim que levou à renúncia de Boris na semana passada, após uma série de escândalos, Sunak lançou sua campanha apoiado pelo vice-primeiro-ministro e secretário de Justiça, Dominic Raab, e por Shapps, titular dos Transportes.

Pelas regras, a partir desta quarta, os candidatos concorrem entre si pelo voto dos parlamentares conservadores.

Avançam para a disputa de quinta-feira aqueles que obtiverem ao menos 30 votos. Em seguida, novas votações são realizadas, com a eliminação dos candidatos com menos votos, um a um, até que restem dois. A expectativa é que esse processo seja finalizado até o dia 21, antes do início do recesso de verão no Parlamento.

A campanha, então, continuará entre os cerca de 200 mil membros do Partido Conservador, que escolhem o vencedor. O nome do próximo primeiro-ministro deve ser anunciado no dia 5 de setembro.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS