19 de março de 2024 - 07:53

HomeDESTAQUES DO DIATravessias Litorâneas não terão tarifas reajustadas pelo quarto ano consecutivo

Travessias Litorâneas não terão tarifas reajustadas pelo quarto ano consecutivo

Pelo quarto ano consecutivo, as tarifas das Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo não serão reajustadas. A medida foi adotada pela Secretaria de Logística e Transportes (SLT) e vai beneficiar os 20 mil usuários (pedestres, ciclistas e veículos) que utilizam o sistema diariamente.

O reajuste era aplicado tradicionalmente nos meses de julho. No entanto, desde 2019, esse aumento não é aplicado. Ainda assim, o Departamento Hidroviário mantém investimentos constantes nas Travessias Litorâneas, que permitiram uma melhora significativa em todo o sistema e um atendimento mais ágil aos usuários.

O programa de reforma e modernização do sistema, iniciado há 3 anos, implantou uma manutenção mais ágil, comprou novos motores e foi responsável pela entrega de doze embarcações. No mês de junho, o DH colocou em operação a lancha Paicará, que foi totalmente reformada e ampliou em 60% a capacidade de operação na travessia Santos/Vicente de Carvalho. Maior embarcação do sistema, ela tem capacidade de transportar 728 pedestres e ciclistas.

Recentemente, no lado de Santos, duas importantes obras para a travessia Santos/Guarujá foram entregues: uma nova ponte e a reforma do flutuante, resultado de um investimento de R$ 1,8 milhão. Já do lado Guarujá, também foram concluídos um novo píer, dois novos atracadores e uma nova rampa de acesso à balsa.

“O Governo de SP tem investido muito e, em todo o período, não reajustou o valor da tarifa. São ações que estão trazendo resultados na prática. A realidade das travessias hoje é bem diferente do que a que encontramos há três anos”, afirma João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes.

TRAVESSIAS LITORÂNEAS:

— Santos/Guarujá

— Bertioga/Guarujá

— São Sebastião/Ilhabela

— Iguape/Juréia

— Cananéia/Ilha Comprida

— Cananéia/Continente

— Santos/Vicente de Carvalho

— Cananéia/Ariri

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS