16 de abril de 2024 - 03:37

HomeBRASILFaltam 100 dias para as eleições e 27% não sabem em quem...

Faltam 100 dias para as eleições e 27% não sabem em quem votar para presidente

De acordo com pesquisa eleitoral divulgada nesta quinta-feira (23), 27% dos brasileiros ainda não sabem em qual candidato votarão para o cargo de próximo presidente da República. O levantamento considera opinião espontânea, ou seja, aquela em que nenhum nome de candidato é apresentado. O resultado revela um cenário onde mesmo com a chamada polaridade ainda abre espaço para uma grande disputa por votos entre os candidatos.

O levantamento foi realizado pela Datafolha e mostra que, em cerca de um mês, período entre hoje (23) e data em que a mesma pesquisa foi realizada pela última vez, ainda não houve grande avanço entre os indecisos. Naquela divulgação, 29% dos brasileiros ouvidos ainda não tinham um candidato para dirigir a União. Na prática, o resultado se manteve estável, já que a variação está dentro da margem de erro estatística.

Por outro lado, a mesma pesquisa, realizada pelo “Grupo Folha” mostrou que, quando são apresentados os nomes dos presidenciáveis, muitos dos respondentes tinham uma decisão já tomada.

Lula, ex-presidente e candidato do PT, possui 47% das intenções de voto e, segundo a pesquisa, possui chances de ser eleito em primeiro turno. Seu principal adversário, o presidente Bolsonaro (PL), aparece com 28% dos votos válidos.

Outra pesquisa, realizada pelo PoderData, e divulgada na quarta-feira (22), mostra Lula com 44% dos eleitores, e Bolsonaro com 34% das intenções de voto. Os dados foram divulgados pelo “Estadão”.

Há 100 dias das eleições, que ocorrerão no dia 2 de outubro, os dados mostram que, mesmo com a polarização revelada pelos cenários nos quais os nomes candidatos são apresentados, ainda há espaço para briga por eleitores.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS