19 de março de 2024 - 03:31

HomeMUNDOVídeo: míssil russo atinge shopping na Ucrânia, diz Zelenski; há ao menos...

Vídeo: míssil russo atinge shopping na Ucrânia, diz Zelenski; há ao menos 2 mortos

Um ataque com mísseis da Rússia atingiu um shopping lotado na cidade central de Kremenchuk, na Ucrânia, nesta segunda-feira (27), disse o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski.

Em uma mensagem no Telegram, o presidente disse que mais de 1.000 pessoas estavam no centro comercial no momento do ataque. Ele não deu detalhes sobre as mortes, mas disse que “é impossível sequer imaginar o número de vítimas”. “É inútil esperar da Rússia a decência e a humanidade”, escreveu.

Segundo Kyrylo Tymochenko, chefe-adjunto da administração presidencial ucraniana, ao menos duas pessoas morreram e 20 outras ficaram feridas, incluindo nove gravemente. “As operações de resgate continuam”, afirmou Tymochenko também no Telegram.

Pelas redes sociais, o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia compartilhou o relato de Zelenski com um vídeo do shopping em chamas e uma densa fumaça escura saindo do local. “Os ocupantes dispararam foguetes contra o shopping, onde havia mais de mil civis. O shopping está pegando fogo, os socorristas estão combatendo o fogo, o número de vítimas é impossível de imaginar”, diz a publicação.

O Kremlin ainda não se posicionou sobre as acusações feitas pela Ucrânia.

O governador regional, Dmytro Lunin, condenou o ataque, o classificando como um “crime de guerra” e um “crime contra a humanidade”. Para Lunin os disparos também foram um “ato de terror não dissimulado e cínico contra a população civil”.

Kremenchuk, uma cidade industrial de 217.000 habitantes antes da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro, é o local da maior refinaria de petróleo da Ucrânia.

ATAQUE A PRÉDIO RESIDENCIAL

Neste final de semana, a Ucrânia também acusou a Rússia de atacar um prédio residencial de nove andares em Kiev, capital do país. Segundo autoridades ucranianas, um jardim de infância também teria sido atingido.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitshko, disse que uma pessoa morreu e seis ficaram feridas. Quatro delas foram hospitalizadas, incluindo uma menina de sete anos que foi resgatada dos escombros.

Moscou respondeu as acusações da Ucrânia e afirmou que bombardeou uma fábrica de mísseis, chamando de “falsos” os relatos de que o ataque atingiu uma área residencial.

De acordo com o Ministério da Defesa russo, o alvo foi a fábrica de armas Artiom, que se enquadra na categoria de instalações de “infraestrutura militar” que Moscou alega estar atacando.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS