18 de março de 2024 - 23:50

HomeESTADOPoupatempo será ampliado para todas as cidades de São Paulo

Poupatempo será ampliado para todas as cidades de São Paulo

Os serviços presenciais do Poupatempo serão expandidos para os 645 municípios paulistas até o fim deste ano, afirmou neta quinta-feira (23) o governador de São Paulo Rodrigo Garcia. Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, Garcia entregou mais 240 novos totens de autoatendimento que serão distribuídos imediatamente após formalização de convênios com as prefeituras beneficiadas.O Poupatempo digital é o serviço público paulista que garante acesso a mais de cem serviços municipais e estaduais de forma rápida, segura e acessível. Desde 2019, a atual gestão estadual investe na ampliação contínua do Poupatempo nas versões físicas e digitais e proporcionou o maior crescimento da história do programa.

O modelo dos totens se assemelha à tela de um tablet e conta com leitor biométrico de alta precisão para facilitar solicitações de documentos como RG, CNH e desbloqueio do cartão Bolsa do Povo. Os equipamentos também têm scanner.

Os totens garantem serviço presencial em tempo real, sem necessidade de uso de aparelhos pessoais e viabiliza serviços diretamente nos equipamentos públicos, como digitalização de documentos e envio em tempo real de arquivos.

Até o início desta semana, 681 máquinas operavam em 311 localidades do interior, litoral e regiões metropolitanas. Com a entrega desta quinta, já são mais de 900 totens do Poupatempo em pleno funcionamento, informou o governo paulista.

Em 2022, cerca de 360 mil atendimentos foram realizados nos totens. Desde a implantação dos primeiros equipamentos, há quatro anos, já são mais de 960 mil serviços concluídos. Os totens também permitem agendamento de atendimento presencial em qualquer unidade maior do Poupatempo.

Com o avanço dos atendimentos eletrônicos, o Poupatempo ampliou a oferta de serviços nos canais digitais e já somam 210 opções no portal www.poupatempo.sp.gov.br e no aplicativo Poupatempo Digital.

Poupatempo no WhatsApp

Durante a cerimônia também foi apresentado o novo canal de atendimento via WhatsApp do Poupatempo, o assistente virtual “P”. Totalmente reformulado, o chatbot oferece informações sobre serviços como Bolsa do Povo, CNH, veículos, trabalho, emprego, previdência, agendamentos, carteira digital de vacinação contra a covid-19 e serviços eleitorais.

A ferramenta ainda utiliza linguagem de perguntas e respostas, facilitando a interação com o cidadão. Para usar o menu navegável, basta escolher o número da opção desejada e o usuário será direcionado ao serviço. O número para conversar com o assistente virtual é (11) 95220-2974.

Diário do Ribeira / Agência Brasil

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS