20 de abril de 2024 - 10:39

HomeDESTAQUES DO DIASete cidades do Vale do Ribeira passam a compor Mapa do Turismo...

Sete cidades do Vale do Ribeira passam a compor Mapa do Turismo Brasileiro

Os municípios de Cananéia, Iguape, Ilha Comprida, Juquiá, Registro, Apiaí e Iporanga passam a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMapa – 2022.

O Mapa do Turismo Brasileiro é o principal instrumento norteador que orienta a atuação do Ministério do Turismo (Mtur) no desenvolvimento das políticas públicas e é instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, em que as RT’s têm papel fundamental. É ele que define a área prioritária a ser trabalhada pelo Mtur, sendo atualizado bienalmente com base em diretrizes de desempenho da economia do turismo.

As cidades estão subdivididas e indicadas de acordo com as respectivas regiões turísticas. Desta forma, Cananéia, Iguape e Ilha Comprida foram certificadas e homologadas como municípios pertencentes à Região Turística (RT) Lagamar. Já Juquiá e Registro integram a região Caminhos da Mata Atlântica e, por fim, Apiaí e Iporanga correspondem à região Cavernas da Mata Atlântica.

Os municípios são homologados a partir da metodologia de categorização que os classifica em categorias (A, B, C, D e E), considerando cinco variáveis para se estabelecer tal indicador ao município, sendo elas: Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem; Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem; Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos; Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais; Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem.

Cada cidade foi indicada pelos órgãos estaduais de turismo, em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o Ministério do Turismo.

Acesse na íntegra o Mapa do Turismo Brasileiro: www.mapa.turismo.gov.br

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS