18 de abril de 2024 - 05:34

HomeDESTAQUE DA HORAPrédio KKKK faz 100 anos e Sesc Registro celebra com programação especial

Prédio KKKK faz 100 anos e Sesc Registro celebra com programação especial

O cartão-postal mais famoso da cidade de Registro, o KKKK (Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha), conjunto arquitetônico tombado como patrimônio histórico e conhecido como prédio-símbolo da colonização japonesa no Vale do Ribeira está completando um século e para comemorar, o Sesc Registro – instituição que ocupa o local desde 2016 -preparou uma programação especial que se estenderá pelos próximos meses, com atividades distribuídas em mesas de debates, oficinas, vivências, espetáculos, lançamentos de materiais alusivos ao centenário, além de visitas guiadas e tours virtuais pelo prédio, entre outras ações.

“Convidamos as pessoas a compartilharem memórias e percepções sobre o KKKK e a fazer parte da construção de novas histórias, reais e ficcionais, por meio das diversas atividades artísticas, educativas e culturais que o Sesc Registro vai oferecer nos próximos meses”, declarou a gerente do espaço, Débora Rodrigues Teixeira.

Programação

Iniciando em julho, as comemorações trazem à cena o trabalho de diversos artistas e profissionais da região, como a artista gráfica e designer Carla Takushi, os músicos do grupo Confraria Pé no Palco – Bruna Rosa, Fábio Tognin, Elaine Moura, Henrique Carneiro, Marili Correia, Felipe Reis e Guilherme Ribeiro -, além de representantes de comunidades japonesa, quilombola e indígena, entre outros convidados. Filhos da terra cujo trabalho se expandiu para o mundo também participam do evento comemorativo, a exemplo do fotógrafo e educador Miguel Chikaoka, autor das fotos que vão compor a coleção de cartões-postais sobre o KKKK e sua relação com o território.

Em destaque na programação de julho: mesa de debate “KKKK: 100 anos de história e arquitetura”, com a presença dos arquitetos Marcelo Ferraz, Hugo Segawa e Akemi Hijioka; oficina “Narrativas em Linhas”, em que a técnica da Line Art será desenvolvida utilizando contextos do KKKK e seu entorno; projeto musical “Arvorar”, que investiga canções ligadas às ancestralidades e identidades; o espetáculo “Reza o Rio”, que contempla diversas referências ao Vale do Ribeira em suas músicas e poemas; e o “Mosaico de Saberes: Especial 100 anos de história”, onde estarão expostas produções artesanais e alimentares das comunidades japonesa (Sítio Shimada), quilombola (Quilombo Peropava) e indígena (Aldeia Itapu Mirim) de Registro.

Visitas guiadas e virtuais ao prédio centenário também estarão disponíveis a partir de julho. No “Audiotour Ficcional”, as pessoas vão poder caminhar por vários espaços da unidade do Sesc ouvindo histórias reais da construção do prédio, além de contos e lendas da cidade e da região. Já a “Vivência Virtual: Tour 360º” será uma boa opção para quem quer conhecer todos os ângulos e ambientes do Sesc Registro sem sair de casa.

Mais informações:
https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/
https://www.facebook.com/sescregistro/
https://www.instagram.com/sescregistro/

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS