18 de abril de 2024 - 07:12

HomeBRASILMesmo com Covid em alta, mês de maio registra o menor número...

Mesmo com Covid em alta, mês de maio registra o menor número de mortes da pandemia

O Brasil registrou, em maio, 3.176 mortes pela Covid-19, o menor número mensal desde o início da pandemia. As informações são do g1.

O Acre foi o único estado a não registrar nenhuma morte em maio de 2022. Roraima registrou apenas um óbito no mês passado, e o Amazonas, duas.

Já São Paulo registrou 1.061 óbitos – um aumento de 25% em relação a abril, quando 849 mortes haviam sido registradas. O estado também foi o único a registrar mais de mil mortes por Covid em maio; o comitê de saúde estadual voltou a recomendar máscaras em salas de aula, escritórios e cinemas.

Apesar da queda nas mortes, os números têm indicado uma tendência de alta nos casos de Covid-19. A média móvel de novos casos por semana vista no dia 31 foi a maior em dois meses – e 48% maior do que a de duas semanas atrás; também está em alta há cinco dias.

Assim como o estado de São Paulo, vários municípios ao redor do país voltaram a recomendar ou obrigar o uso de máscaras em ambientes fechados – principalmente escolas – por causa do aumento nos casos de Covid.

Fora do território paulista, esse é o caso, por exemplo, de Lavras, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Ijaci e Uberlândia, em Minas Gerais; Guanambi, no sudoeste da Bahia; Curitiba, Maringá e Londrina, no Paraná; e ao menos 5 municípios gaúchos. Em Santa Catarina, o uso da máscara também foi reforçado.

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS