28 de março de 2024 - 11:21

HomeDESTAQUES DO DIAVale do Ribeira recebe reunião técnica com palestras sobre procedência de mudas...

Vale do Ribeira recebe reunião técnica com palestras sobre procedência de mudas e sementes e doenças da bananeira

Nesta quinta (26), será realizada uma palestra direcionada para produtores do Vale do Ribeira sobre o Renasem – Registro Nacional de Sementes e Mudas, que garante idoneidade a esses produtos e um cultivo seguro.

A palestra, que faz parte de uma reunião técnica e tem relevância para produtores de plantas ornamentais, frutíferas, hortaliças, entre outras, será realizada no período da manhã, das 8h até 12h, no centro de eventos de Pariquera-Açú.

A reunião é voltada a pessoas físicas ou empresas que exerçam atividades de produção, beneficiamento, armazenamento e comercialização de sementes e mudas e/ou atividades de responsabilidade técnica.

O evento é promovido pela SFA-SP, pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA-SP/EDA Registro), em parceria com a Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar) e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Pariquera-Açú.

Além do Renasem, o evento vai tratar da fusariose da bananeira e do HLB-Greening dos citros, doenças que preocupam fruticultores da região. Ainda não registrada no Brasil, a fusariose raça 4 tropical é uma doença com grande potencial de causar prejuízos aos bananicultores. O Vale do Ribeira é a maior região produtora de bananas do país.

As palestras serão realizadas pelo auditor fiscal federal agropecuário Sérgio Lúcio Valadão de Miranda, pelo agrônomo e fitopatologista Wilson Moraes, ambos vinculados à Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA-SP), e pela agrônoma Maristela Neves da Conceição, da Defesa Agropecuária de Registro.

Renasem

O Renasem é o registro único, válido em todo o território nacional, vinculado a um CNPJ (pessoa jurídica), cuja finalidade é habilitar perante o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) empresas que exerçam as atividades de produção, beneficiamento, reembalagem, armazenamento, análise ou comércio de sementes ou de mudas. Também contempla as atividades de responsabilidade técnica, de certificação, de amostragem, de coleta ou de análise de sementes ou de mudas previstas na Lei nº 10.711, de 2003, no Decreto nº 10.586, de 2020, e nas normas complementares.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS