Considerado pela atual gestão do governo paulista como uma região estratégica, o Vale do Ribeira recebeu a marca de promoção turística “Vem Pro Vale”, lançada pela Secretaria de Turismo e Viagens.
O objetivo é criar o posicionamento estratégico da Região, de forma a ressaltar seus atrativos, a diferenciando de outros destinos.
A ‘Vem Pro Vale’ irá coexistir com outras iniciativas do Governo do Estado, como o Vale do Futuro, lançado em 2019, cujo foco é o desenvolvimento econômico.
Para a criação da marca foram entrevistados gestores locais, operadores de turismo, associações de produtores de alimentos e turistas e ainda, foram realizadas visitas aos municípios onde mais de 150 pessoas, entre artesãos locais, agricultores e organizadores de viagens responderam à pesquisa.
Uma vez com esta etapa finalizada, concluiu-se que uma Região tão rica em atrativos chega a ser pouco conhecida ou restrita às experiências pedagógicas e detém uma imagem associada à pobreza, dificuldades de acesso e segurança.
Desta forma, a’ Vem Pro Vale’ cumprirá o papel de atrair públicos com interesses diversos, entre praias desertas e cavernas, com destaque para a natureza exuberante e preservada, patrimônios históricos, diversidade cultural, visto que a localização próxima à capital paulista possibilita o acesso de turistas de todo o Brasil.
A marca será licenciada para os interessados e poderá ser utilizada no comércio local, em peças publicitárias, produtos alimentícios de origem controlada, eventos promocionais, brindes e sinalizações.
Um dos primeiros beneficiados com a doação do uso da marca será o futuro Convention Bureau do Vale do Ribeira, cuja formalização deve acontecer nas próximas semanas.
Diário do Ribeira