19 de abril de 2024 - 20:35

HomeDESTAQUE DA HORARaia Jamanta gigante é devolvida ao mar após encalhe em Ilha Comprida;...

Raia Jamanta gigante é devolvida ao mar após encalhe em Ilha Comprida; (vídeo)

Uma verdadeira força-tarefa foi executada na tarde desta terça-feira (26) no desencalhe de uma raia jamanta que encostou na praia de Ilha Comprida, no Boqueirão Norte.

A ação contou com o apoio de integrantes do Instituto de Pesquisas de Cananéia – IPeC, membros do grupo S.O.S Pinguim, de Ilha Comprida, além de moradores do Balneário Viareggio, também da Ilha Comprida.

Em informação prévia que circulou internamente entre a equipe do IPeC, o biólogo e coordenador do grupo Henrique Chupil, que esteve presente no local, adiantou que o animal era muito grande, com cerca de 6 metros de uma ponta da nadadeira lateral (asa) até a outra.

Ele conta que a equipe foi acionada, em um primeiro momento, com um pedido de ajuda para uma baleia filhote que teria encostado na margem da praia. Por fim, ao analisarem o vídeo, o animal foi identificado como uma enorme raia jamanta.

Acompanhado por outros quatro integrantes do IPeC, o biólogo atravessou a balsa, de Cananéia a Ilha Comprida. Ao chegarem ao local, já havia uma multidão reunida e pronta para prestar socorro ao animal. Imediatamente, foi realizado um procedimento parecido ao do desencalhe de baleia, concluído com sucesso.

A raia foi devolvida ao mar (acompanhe no vídeo abaixo) e a equipe de monitoramento estará de prontidão caso ela volte a encalhar.

 

 

Diário do Ribeira/Da Redação

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS