20 de abril de 2024 - 08:19

HomeLITORALProfessora vai lançar livro sobre Itanhaém

Professora vai lançar livro sobre Itanhaém

“Coração Itanhaense”. Esse é o título do livro que a professora aposentada Elizabeth Cury Bechir Watanabe, de 66 anos, de Itanhaém, vai lançar no próximo dia 28. Ela mostra, por meio de poesias e fotos, as belezas naturais e as tradicionais festas religiosas e culturais de Itanhaém. A autora conta que a inspiração para lançar o primeiro livro surgiu na juventude, por influência do seu pai Wady Bechir, que era um bom leitor.

“Para concluir o trabalho levei vários anos, pois perdi muitos textos. Tive que ter muita coragem e o apoio da família”, revela.

O livro mostra as atividades culturais e os grupos aos quais Beth pertence. Também contém suas poesias, destacando as inúmeras belezas naturais da Cidade, além das festas tradicionais religiosas como a da Divino Espírito Santo, o Reisado de Itanhaém, e temas variados.

O leitor pode conferir ainda fotos de vários fotógrafos da Cidade e poesias que mostram as atividades da autora na Academia Itanhaense de Letras.

“Faço parte da Academia desde 2006 e, atualmente, sou presidente. Já fui diretora social e presidente em quatro gestões. Tudo isso me influenciou para reunir as fotos e as poesias”, salienta.

O título “Coração Itanhaénse” surgiu porque apesar de Beth ter nascido em Santos, a sua família logo veio morar em Itanhaém e foi criada no município.

Ela diz que o livro é um lançamento solidário, já que a Cidade acolheu muito bem seus avós e toda a família. Os avós de Beth Bechir vieram do Líbano e da Síria para morar em Itanhaém, no ano de 1910, e trabalharam como comerciantes.

Dos trabalhos que organizou na Academia Itanhaense de Letras está a “Semana Literária”, com a vinda de artistas, escritores que se apresentam com peças de teatro, músicas e palestras. Este ano, a 8ª Semana Literária acontece na segunda quinzena de agosto e já faz parte do calendário do município.

Beth já pensa em lançar seu próximo título, mas ainda não tem uma data.

“O próximo livro será sobre as poesias japonesas de Haicai, pois descobri essas poesias de três versos, que é uma relação entre a natureza e os sentimentos”, completa. E lembra que com a pandemia, ela ficou mais observadora da natureza e dos pássaros que encantam a paisagem.

A divulgação do “Coração Itanhaense” está sendo feita pelas redes sociais no Facebook (Elizabeth.curybechirwatanabe) e também pelo site da prefeitura do município.

FORMAÇÃO.
Beth Bechir é graduada em Administração de Empresas e Pedagogia e, ainda, é pós-graduada em Didática para Ensino Superior. Ela é casada com Hélio Kazuo Watanabe e tem dois filhos – Hélio e Eliz.
Atualmente, ela faz um trabalho voluntário na área de alfabetização, na Apae de Itanhaém.

Ativista cultural, Beth participa de vários grupos e entidades de Itanhaém, na comissão organizadora do grupo do Reisado de Itanhaém e como diretora cultural da Associação Pró-Festa do Divino (Aprodivino), além de coordenar o Coral Vozes de Itanhaém. E preside a Academia Itanhaense de Letras.

LANÇAMENTO.
O lançamento do livro, de 159 páginas, acontece no próximo dia 28 deste mês, das 18h às 20 horas, na Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi, no centro histórico de Itanhaém.

O livro será autografado e trocado por um kit de higiene com shampoo, sabonete, escova e pasta de dente. Todos os kits arrecadados no dia serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém.

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS