2 de maio de 2024 - 07:17

HomeDESTAQUES DO DIAUSP tem 41 cursos entre os 100 melhores do mundo em ranking...

USP tem 41 cursos entre os 100 melhores do mundo em ranking internacional

A Universidade de São Paulo (USP) tem 41 cursos entre os 100 melhores do mundo no ranking internacional da QS Quacquarelli Symonds, empresa de análise do ensino superior.

A décima segunda edição do QS World University Rankings foi lançada nesta quarta-feira (6).

Desse montante, 11 estão entre os 50 primeiros. Somente a Universidade Nacional Autônoma do México registra um número maior de programas entre as primeiras posições.

A USP é a única universidade a entrar no top50 deste ano no curso Disciplinas relacionados a esporte (ficou em 49º lugar).

Embora tenha caído duas posições na comparação com 2021, o curso de odontologia segue como o melhor avaliado da USP no ranking. Está na 15ª posição.

A odontologia é destaque para outras duas universidades brasileiras, que também estão entre as 50 melhores: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no 32º lugar, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 36º.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul estreou na lista dos 100 melhores para a disciplina este ano.

A edição de 2022 do ranking global de desempenho universitário da QS oferece dados sobre o desempenho de 313 programas em 32 universidades brasileiras, em 51 disciplinas acadêmicas.

De acordo com o levantamento, 32% dos programas do Brasil caíram na classificação em 2022, enquanto 23% melhoraram sua posição.

O setor de ensino superior brasileiro também demonstrou bom desempenho nos cursos de Engenharia de petróleo, com a Unicamp em 31º, e a USP em 32º – ambas ficando entre as 50 primeiras posições.

Brasil também é representado no ranking da QS para Agricultura & Silvicultura, com 18 universidades classificadas.

A maior representatividade do país, entretanto, é no curso de medicina, com 21 universidades brasileiras incluídas no ranking.

Os rankings, compilados pelos analistas globais de ensino superior, fornecem análises comparativas independentes sobre o desempenho de 15.200 programas universitários individuais, oferecidos a estudantes em 1.543 universidades, que podem ser encontrados em 88 locais em todo o mundo, em 51 disciplinas acadêmicas e em cinco grandes áreas de ensino.

Eles fazem parte do portfólio anual do QS World University Rankings.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS