3 de julho de 2022 - 17:43

HomeDESTAQUES DO DIAPrefeitura de Sete Barras inicia vacinação antirrábica em cães e gatos

Prefeitura de Sete Barras inicia vacinação antirrábica em cães e gatos

A Prefeitura de Sete Barras e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, comunica que a Campanha de Vacinação contra a raiva para cães e gatos inicia nesta sexta-feira (1º de abril), no Bairro Votupoca.

No ato da vacinação, basta que o tutor do animal apresente o cartão de vacina.

A campanha seguirá até o dia 26 de agosto e o cronograma completo das ações será divulgado na próxima semana.

Serviço

Pontos de vacinação/Horários: Bar do Humberto – das 8h30 às 09h30; Posto de Saúde: Das 10h às 11h; Escola: Das 14h às 14h30.

 

 

Vacina antirrábica: o que é?
A princípio, a vacina antirrábica nada mais é do que a única maneira de prevenir que o seu cachorro ou gato pegue raiva. Isso mesmo, não existe outra forma de prevenção à zoonose que acomete todos os mamíferos.
Aliás, a raiva é uma doença viral extremamente perigosa e fatal em praticamente 100% dos casos em cães e gatos. Então, dificilmente um pet sobreviverá após apresentar os sintomas.

Quando tomar vacina antirrábica?
O ideal é que os filhotes tomem a primeira dose da vacina antirrábica logo aos quatro meses de vida. Posteriormente, eles devem receber o reforço do imunizante anualmente.
Em outras palavras, todos os anos você deve levar o seu pet para tomar a vacina contra a raiva. Aliás, vale destacar que é fundamental aplicar a vacina no tempo certo para que haja o resultado esperado.

A vacina antirrábica é obrigatória?
Sim, a vacina contra raiva é obrigatória por Lei em todo o território nacional. Ou seja, você é obrigado a imunizar o seu pet todos os anos. Essa é a forma encontrada pelas autoridades para garantir o controle da raiva em animais domésticos e, consequentemente, em humanos.
Por ser obrigatória, as Prefeituras fazem todo ano campanhas de vacinação contra a raiva. Então, fique sempre atento aos canais de comunicação da Prefeitura de seu Município.

 

Diário do Ribeira

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS