5 de maio de 2024 - 16:40

HomeDESTAQUE DA HORAHorta Municipal de Ilha Comprida oferecerá mudas de ingá-feijão para reflorestamento

Horta Municipal de Ilha Comprida oferecerá mudas de ingá-feijão para reflorestamento

Nesta quinta-feira (24), a equipe da Horta Municipal da Ilha Comprida iniciou o plantio de ingá-feijão, com o objetivo de produzir mudas destinadas ao plantio em matas ciliares e reflorestamento em outros ambientes.

O responsável pela Horta, Cristian Negrão, explica que o Ingá-Feijão produz sombreamento, se adapta bem à maresia e produz um fruto atrativo para os pássaros.

A Horta Municipal produz mudas e faz doações para grupos e entidades interessadas em realizar plantios no município. Endereço da horta é Rua Maceió, 100, Balneário Adriana, ao lado da Zoonose ,telefone (13) 3842 1243.

 

Características do ingá-feijão (Inga marginata/Inga semialata)

O ingá-feijão é uma árvore da família Mimosaceae, também conhecida como ingá-dedo, ingá e ingaí.

Nativa do Brasil, pode ser encontrada em quase todo o território brasileiro.

É uma árvore de pequeno-médio porte que mede de 5 a 15 metros de altura, com tronco geralmente reto e curto e casca áspera de coloração marrom-escura.

Na medicina popular, sua casca tem propriedades anti-sépticas e as folhas são usadas como adstringentes e no tratamento de inflamações da mucosa bucal e da garganta.

Sua floração ocorre de outubro a fevereiro tornando-a muito ornamental quando com flor, podendo ser utilizada na arborização urbana e para formação de cortinas arbóreas.

Suas flores são melíferas e parte de seus frutos é comestível, sendo assim indicada para o plantio em pomares.

Os frutos amadurecem de março a maio e atraem muitos pássaros e outros animais como peixes (quando próximas a riachos) e macacos, e sua madeira é empregada para obras externas e carpintaria.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS