20 de abril de 2024 - 06:45

HomeDESTAQUES DO DIAApós fim das máscaras, SP decide retomar testagem intensiva contra Covid

Após fim das máscaras, SP decide retomar testagem intensiva contra Covid

A Saúde de São Paulo decidiu ampliar a partir desta quinta-feira (24) os testes rápidos de antígeno e RT-PCR para detecção da Covid-19 de todos os pacientes com dois ou mais sintomas gripais que procurarem os equipamentos municipais de saúde, como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Pronto Socorros (PSs), Pronto Atendimentos (PAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs/UBSs Integradas.

A medida ocorre depois de cerca de uma semana após a flexibilização do uso de máscaras na cidade, anunciada no dia 16 deste mês. O objetivo é monitorar a evolução da Covid-19 nesta fase da pandemia na cidade de São Paulo.

Os sintomas gripais agudos são caracterizados por pelo menos dois dos seguintes sinais: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, tosse, coriza, e distúrbios olfativos ou gustativos.

Em crianças, além dos sintomas anteriores, considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Em idosos devem-se considerar também critérios específicos de agravamento, como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência. Na suspeita de Covid-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes.

“Neste momento de flexibilização, é de extrema importância intensificar o monitoramento de casos e de todos aqueles que estão com sintomas gripais para termos um quadro preciso da evolução da pandemia, e isso será feito ofertando testes à população”, diz o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Os pacientes que pertencem ao grupo de risco continuarão sendo monitorados pelas UBSs referências de suas residências. Fazem parte desse grupo: pessoas não vacinadas com atraso da segunda ou terceira dose, gestantes e puérperas, indivíduos com comorbidades a critério médico, profissionais de saúde, pessoas em situação de rua e idosos que residem sozinhos.

A SMS orienta que os indivíduos com sintomas gripais sigam com medidas de etiqueta respiratória, tais como, utilização adequada de máscara, cobrindo nariz e boca, distanciamento de outras pessoas (pelo menos um metro), cobrir a boca e nariz quando tossir ou espirrar e lavar as mãos imediatamente após contato com secreções respiratórias. Esses cuidados são importantes para prevenção contra a Covid-19.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS