20 de abril de 2024 - 09:24

HomeDESTAQUE DA HORAAbandono de animais é crime: Polícia analisa imagens de responsável pelo abandono...

Abandono de animais é crime: Polícia analisa imagens de responsável pelo abandono de cadela e filhotes em Ilha Comprida

Na manhã desta quarta-feira (23), a Divisão de Zoonoses da Ilha Comprida, resgatou uma cadela e seus filhotes que foram abandonados no Balneário Adriana durante a madrugada.

As imagens referentes ao ato do abandono seguiram para a Polícia, e uma vez identificado, o infrator irá responder judicialmente pelo crime, rendendo-lhe multas e detenção.

Os animais não são descartáveis e abandoná-los é crime segundo a Lei Federal nº 14.064/2020, que alterou a Lei Federal de nº 9.605/1998 e aumentou a pena de detenção para até cinco anos para quem cometer este crime. Quando se trata de cão ou gato, a pena é de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.

Assim que atingirem idade ideal, os filhotes estarão disponíveis para adoção consciente e a mãe será castrada.

Para evitar crias indesejadas e o abandono, o município conta com programa permanente de castração de cães e gatos ( até oito anos de idade ) pertencentes às pessoas com renda de até um salário mínimo (cadastradas no CRAS), e animais de protetores independentes e ongs.

Para aqueles que têm animais para adoção, basta enviar fotos com breve descrição , idade e contato para Mensagens do facebook cidadeilhacomprida. O município irá auxiliar na divulgação.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS