5 de maio de 2024 - 12:35

HomeDESTAQUE DA HORAEspaço de tradição comunitária sedia 1º espetáculo de teatro de papel em...

Espaço de tradição comunitária sedia 1º espetáculo de teatro de papel em Registro

O Espaço de tradição comunitária, uma casa quase centenária, agora será palco do primeiro espetáculo de teatro de papel (Kamishibai) no Vale do Ribeira.

Com suas paredes de pau a pique, a antiga propriedade da família Akira Uematsu, situada à Rua Joaquim Marques Alves, centro de Registro, já testemunhou os primeiros passos do Bunkyo, da Associação Registrense de Judô (Arju) e do RBBC (atual ACER).

Atualmente, no local funciona a Casa Shigeo de artes plásticas, literárias e teatrais, um espaço cultural independente, criado e mantido pela artista Cely Naomi Uematsu, neta de Akira.

Cely é a idealizadora do projeto Kamishibai “Os órfãos e o feiticeiro”, uma proposta teatral inédita na região, que estreia no dia 3 de abril.

Sobre o espetáculo

O roteiro é inspirado em um conto de tradição africana e em um estilo japonês de narrar histórias e utiliza ilustrações em papel para destacar as cenas mais relevantes.

A ambientação cenográfica se dá ao ar livre, em meio às árvores do quintal da Casa Shigeo, de onde se avista o sobrado que até hoje conserva as antigas paredes de pau a pique.

As apresentações serão realizadas durante quatro domingos consecutivos no mês de abril, com início às 16h. A entrada é franca.

O espetáculo Kamishibai “Os órfãos e o feiticeiro” é um projeto viabilizado pelo ProAC Editais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Casa Shigeo e inclusão

A escolha de uma história passada numa aldeia africana para ser contada num formato japonês de teatro espelha a essência da vocação da Casa Shigeo: ser um espaço cultural completamente inclusivo, onde todos possam se expressar e se sentir pertencentes – tanto como público quanto como artistas.

Criada em 2007, quando Cely herdou o tradicional imóvel de sua família, a Casa Shigeo se consolidou como um lugar de intensa produção cultural e artística a partir de 2016, ano em foi iniciada a reestruturação física do espaço.

Daí para a frente, exposições, oficinas, workshops, palestras, shows e encontros culturais têm sido constantes.

Mas bem antes disso, a casa já estava gravada na memória de Registro como um dinâmico espaço de ações comunitárias, culturais e esportivas.

A história

Quem imprimiu o caráter comunitário ao lugar foi o imigrante japonês Akira Uematsu, que adquiriu o espaçoso sobrado na década de 1940, alguns anos após chegar ao Brasil.

Ali foi morar com a família, montou uma sapataria e, apaixonado que era por esportes e educação, construiu um anexo para servir de escola. Crianças aprendiam língua japonesa à tarde e, à noite, o salão era ocupado com aulas de judô.

A escolinha logo se tornou ponto de encontro de alunos, pais e amigos, que lá se reuniam para conversar sobre os mais diversos assuntos de interesse da comunidade.

E foi nesses produtivos encontros que tomaram forma conhecidas organizações comunitárias de Registro, como o Bunkyo, a Arju e o RBBC, até hoje tão presentes e relevantes na vida da cidade.

Serviço
Kamishibai “Os órfãos e o feiticeiro”
Dias 3, 10, 17 e 24 de abril, às 16h (entrada franca – ingressos no local)
Casa Shigeo – Artes plásticas, literárias e teatrais
Rua Joaquim Marques Alves, 126 – Centro, Registro/SP
Facebook: casashigeo
Instagram: @casashigeo.artes

 

Diário do Ribeira

 

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS