25 de abril de 2024 - 19:39

HomeDESTAQUES DO DIAPlano Regional de Turismo Lagamar lançado em Iguape conta com inventário turístico...

Plano Regional de Turismo Lagamar lançado em Iguape conta com inventário turístico da região

O Senac Registro, em parceria com o Codivar (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul), poder público e iniciativa privada, lançou, na última quinta-feira (17), em Iguape, o Plano Regional de Turismo Lagamar.

O documento, que foi elaborado ao longo de três anos, envolve os municípios de Cananéia, Iguape, Ilha Comprida, Pariquera-Açu e Pedro de Toledo e traz o inventário turístico da região e, principalmente, os prognósticos e diretrizes para o desenvolvimento do turismo a curto, médio e longo prazo desses municípios.

O inventário, desenvolvido por meio do Programa Senac de Regionalização e Desenvolvimento do Turismo, identificou 175 atrativos na RT (Região Turística) Lagamar. Desses 175, 45 atrativos estão segmentados como ecoturismo e 43 como turismo cultural, alguns explorados com maior demanda, outros com menos.

“O programa preza que os steakholders interessados do turismo dialoguem para o planejamento do turismo sustentável local. Essa é uma demanda que atende as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo. O trabalho é feito de forma coletiva, com participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil e nós, do Senac, mediamos as discussões, propomos desafios aos participantes e sistematizamos os resultados dessas discussões e trabalhos”, explicou o docente do Senac Registro Denys Alvaro Amaral.

Após o lançamento, o próximo passo é executar os projetos elaborados pela governança a partir da análise swot do inventário regional.

“O plano nada mais é do que a primeira fase de um projeto a longo prazo de desenvolvimento. São os prognósticos feitos a partir da análise das informações da região e do resultado da pesquisa que a governança faz sobre os municípios que serão traçadas diretrizes para o desenvolvimento e plano de ação para os próximos anos, planejando ações de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo”, concluiu Amaral.

“A construção desse inventário é de suma importância para o reconhecimento e fortalecimento do turismo na região e para o desenvolvimento e valorização das cidades e da população do Vale do Ribeira”, disse a gerente do Senac Registro, Renata Aparecida Barbosa da Silva, que participou do lançamento do plano em Iguape.

Senac Registro 

Endereço: Rua Teiti Koki, 105 – Vila Flórida, Registro/SP 

Inscrições e informações: www.sp.senac.br/registro

 

Diário do Ribeira

  

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS