29 de fevereiro de 2024 - 02:22

HomeDESTAQUE DA HORASetor de serviços tem alta de 62% em janeiro em São Paulo

Setor de serviços tem alta de 62% em janeiro em São Paulo

No Estado de São Paulo o setor de serviços teve uma alta de 62% em janeiro deste ano, com a criação de 29.607 vagas formais de trabalho, em relação a janeiro de 2021 (18.264). Essa variação se deu a partir de 309.148 admissões e 279.541 desligamentos.

Diferente do comércio que teve perda de 20.668 vagas em São Paulo em janeiro, contando ainda com o saldo negativo de 22.746 empregos em varejo. Uma redução de 0,76% na empregabilidade do setor. Segundo informações do “Diário Regional”.

Os dados são da Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo (Pesp), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a partir de informações do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com a FecomercioSP, os destaques do setor de serviços foram na área da educação e saúde. Entre esses, a educação infantil e o ensino fundamental foram responsáveis por 6.353 vagas, já na saúde o atendimento hospitalar teve saldo positivo de 2.347 vagas dentro da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“A tendência para os próximos meses, porém, é de arrefecimento do mercado de trabalho. Ainda que exceções setoriais possam ocorrer às atividades que ainda se reequilibram após a reabertura, a queda na economia frente à inflação elevada, que obriga o aumento dos juros – somada às incertezas geradas pelo período eleitoral e a acontecimentos internacionais -, cria um cenário ruim para o consumo”, conclui a FecomercioSP.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS