24 de abril de 2024 - 20:51

HomeDESTAQUES DO DIAProjeto de musicoterapia alegra rotina de idosos em Jacupiranga

Projeto de musicoterapia alegra rotina de idosos em Jacupiranga

Uma iniciativa muito especial vem dando mais cor aos dias dos 22 moradores do Pro-Idoso de Jacupiranga.

Intitulado Viva a Vida, trata-se de um projeto de terapia por meio de música, cujo objetivo é proporcionar mais alegria, saúde, lazer e bem estar para essas pessoas com idade mais avançada que muitas vezes possuem uma rotina um pouco engessada, sem grandes atividades diárias.

As atividades acontecem todas as segundas, das 9h às 11h, com aulas divididas em duas partes: a prática de canto e a prática dos instrumentos, onde os idosos podem tocar diversos instrumentos, assim como a percussão, pandero, chocalho, agogô, ganzá, entre outros.

O professor Luccas Zucarelli, responsável pelo projeto, explica como a música altera o estado de espírito dos idosos e colabora inclusive, no campo emocional, mental e físico de cada um deles.

“A função principal é promover, através da música, momentos de bem estar, trazendo boas lembranças. Além do trabalho técnico musical que realizamos, o mais importante é a função terapêutica de aliviar as dores, as tensões, as memórias desagradáveis do dia a dia. Sempre trabalhamos com músicas antigas, que ajudam os idosos a voltarem no tempo e reviverem momentos importantes de suas vidas, seja da infância, juventude ou quando adultos. Além dessa viagem no tempo, que ajuda na parte da memória, não podemos deixar de citar a importância cognitiva, pois através do canto e dos instrumentos eles também trabalham a coordenação motora”, explica

“Com certeza traz mais vida ao ambiente e mais alegria para os idosos. Eles ficam contando os dias para chegar segunda-feira. O Projeto é incrível, pois ajuda na socialização, na coordenação motora, na fala, na parte cognitiva, enfim, são inúmeros benefícios, tanto físicos quanto psíquicos e mentais”, afirma Estela Cristina Grothe, coordenadora do Pró-Idoso de Jacupiranga.

De acordo com a coordenadora, o projeto não tem nenhum custo para a Prefeitura e, a princípio, ele será realizado por seis meses. No entanto, há uma negociação ativa para que este prazo se amplie, devido à sua importância para os idosos.

O Projeto Viva a Vida é financiado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e já havia sido realizado em Jacupiranga de 2015 a 2019. A realização se dá pelo Instituto Arena Cultural, em parceria com a Iset Music e Prefeitura Municipal de Jacupiranga, através do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

Diário do Ribeira

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS