Na última sexta-feira (04), na cidade de Cananéia, um homem foi autuado em mais de R$ 20 mil por extração e beneficiamento ilícito de briófitas (musgos).
O caso se deu a partir do patrulhamento da Polícia Militar Ambiental pela Estrada do Quarentenário, quando pela altura do km 3, ao proceder a vistoria em área já conhecida por infrações anteriores deste mesmo teor, foram localizados 07 sacos plásticos contendo musgos, totalizando 76, 05 kg.
Ao ser questionado, o senhor responsável pelo local alegou ter recebido os produtos de uma cooperativa do município de Ilha Comprida. Ele apresentou uma nota fiscal referente a 350 sacos de musgos secos, especificando o nome de outra pessoa jurídica, sendo posteriormente constatado pela equipe que a nota não era fiel ao caso atual.
Dando prosseguimento à vistoria no local, com incursão pela mata, a equipe ainda localizou dois barracos utilizados para secagem e embalagem dos ilícitos.
Diante do contexto, todo o musgo foi apreendido e o infrator autuado em R$ 22.815,00.
A Polícia Militar Ambiental ressalta que o impacto da extração ilícita de musgos engloba o rebaixamento dos mananciais de água, a degradação do solo, afetando a biodiversidade local, portanto sua preservação é de extrema importância.
Diário do Ribeira