19 de abril de 2024 - 03:10

HomeDESTAQUE DA HORAEstudo: Maioria das cidades do Vale do Ribeira têm água de torneira...

Estudo: Maioria das cidades do Vale do Ribeira têm água de torneira contaminada

Uma reportagem exclusiva publicada nesta segunda-feira (7) pelo portal Repórter Brasil revelou que os moradores da Região estão entre aqueles que beberam água imprópria para consumo entre os anos de 2018 e 2020.

No Vale do Ribeira, apenas as cidades de Pariquera-Açu, Registro, Jacupiranga, Apiaí, Itariri, Pedro de Toledo e Sete Barras possuíam substâncias detectadas dentro do limite de segurança, imposto pelo Ministério da Saúde.

No período referido, as cidades de Cananéia, Ilha Comprida, Iguape e Iporanga consumiram água contaminada além do limite de segurança, sendo constatada na distribuição de água de cada uma delas 1 substância nociva à saúde.

Juquiá, Cajati, Miracatu e Barra do Turvo também não passaram no teste, com detecção de 2 substâncias tóxicas na água consumida em cada cidade.

A situação mais grave foi descoberta na cidade de Eldorado, cuja água consumida pelo município, possuía 2 substâncias que geram riscos à saúde, tais como o níquel, capaz de gerar doenças crônicas, como o câncer, além de ácidos haloacéticos, que em altas concentrações, podem gerar problemas no fígado, testículos, pâncreas, cérebro e sistema nervoso.

Para ter acesso a informações mais detalhadas, incluindo a análise da água de outras regiões, consulte o Mapa da Água aqui.

 

Diário do Ribeira

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS