25 de fevereiro de 2024 - 17:48

HomeDESTAQUE DA HORACategoria 'condutor de turismo náutico' é reconhecida como profissão

Categoria ‘condutor de turismo náutico’ é reconhecida como profissão

A atividade de condutor de turismo náutico agora é considerada profissão, uma vez que a categoria foi inserida, no último dia 03 de março, na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

O pedido de tal demanda histórica foi feito pelo Ministério do Turismo e atendido pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

“Esta é uma conquista histórica para milhares de brasileiros e brasileiras que tiram do mar, lagos e rios o sustento de suas famílias. O reconhecimento da profissão de condutor de turismo náutico dará visibilidade a essa atividade e garantirá a elaboração de políticas públicas para esses trabalhadores”, avaliou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O reconhecimento permitirá identificar o real tamanho do segmento profissional no país.

O Ministério do Trabalho e Previdência deverá promover um painel de entrevistas junto aos trabalhadores especialistas como forma de mapear e descrever as atividades desempenhadas pela categoria.

As instituições patronais, de trabalhadores e de ensino também serão chamadas para aprimorar as descrições realizadas. Ao final do processo, será gerado um código definitivo para identificação dos condutores de turismo náutico.

 

Diário do Ribeira

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS