29 de fevereiro de 2024 - 01:28

HomeDESTAQUES DO DIAComunidade quilombola do Petar recebe sistema de energia solar

Comunidade quilombola do Petar recebe sistema de energia solar

Nesta semana, a comunidade de Bombas, localizada no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), em Iporanga, recebeu, por meio da concessionária Neoenergia Elektro, os equipamentos que irão integrar o sistema de energia dos moradores.

O material foi entregue para as dezessete famílias do Quilombo de Bombas, sendo os equipamentos distribuídos para as localidades de Bombas de Baixo e Bombas de Cima, dentro do próprio território quilombola.

Por conta da dificuldade de acesso, um helicóptero ficou incumbido de transportar os equipamentos, como baterias, inversores, controladores, módulos e estrutura de energia.

O sistema que está sendo implantado permite uma carga limite de utilização de 80kW/h/mês, o que atende necessidades básicas de iluminação, geladeira de baixo consumo e eletrodomésticos como rádio e TV. A instalação do sistema de energia solar deve ser finalizada até o fim deste mês.

A Neoenergia Elektro​ é responsável pela distribuição de energia elétrica a 2,7 milhões de clientes (mais de 6 milhões de habitantes), em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco, no Mato Grosso do Sul. A empresa tem origem no desmembramento da C​ompanhia Energética de São Paulo (Cesp), realizado em 1998, com vistas à desestatização, que ocorreu no mesmo ano. Em pouco mais de duas décadas de existência, a empresa se consolidou como a melhor distribuidora de energia do País, conquistando por 10 anos a primeira posição no setor elétrico nacional.​

*Imagem meramente ilustrativa

Diário do Ribeira

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS