1 de julho de 2022 - 10:50

HomeDESTAQUES DO DIAVale do Ribeira: IDESC anuncia abertura das inscrições para Cursinho Pré-Vestibular Gratuito...

Vale do Ribeira: IDESC anuncia abertura das inscrições para Cursinho Pré-Vestibular Gratuito 2022

O Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (IDESC) anuncia a abertura das inscrições para o Cursinho Pré-Vestibular Gratuito 2022.

As inscrições devem ser realizadas por formulário online (clique aqui para acessar) até o dia 11 de março e as aulas iniciarão no dia 16 de março de maneira presencial e on-line (híbrida), por meio do aplicativo Google Meet, sempre das 19h às 22h.

Sobre o Cursinho

O Cursinho Popular Registro é uma experiência pedagógica do IDESC que começou em 2018. A primeira experiência teve mais de 135 pessoas matriculadas no “Preparatório para o Concurso da Prefeitura de Registro” e ocorreu em parceria com a Comunidade Católica Nossa Senhora das Graças, que cedeu o seu espaço para sediar as aulas.

Em 2019, em parceria com a Diocese de Registro, o Cursinho realizou o Pré-Vestibular para estudantes e egressos de escola pública, garantindo o direito ao acesso à educação superior. Em 2021, em razão da pandemia do COVID-19, o Cursinho Popular ocorreu de maneira virtual, tendo 416 inscrições e aulas com mais de 200 participantes simultâneos. Por conta da viabilidade do ensino virtual e da necessidade do ensino presencial, este ano o Cursinho oferecerá as duas modalidades.

A iniciativa partiu de professores que fazem parte do IDESC, que receberam esta demanda e avaliaram a necessidade de uma ação para garantir maiores possibilidades às pessoas com baixa renda nas provas do Concurso da Prefeitura de Registro. Um dos princípios em que se baseiam os organizadores e professores voluntários é o de “igualdade de oportunidades”, noção que permite observar o peso da desigualdade e como ela é determinante no acesso às oportunidades.

Os professores e professoras são totalmente voluntários. Para este ano, a diretoria do IDESC e o corpo docente, por conta das oportunidades que o ensino virtual traz para os estudantes de outras cidades do Vale e da importância do ensino presencial para estudantes de Registro, decidiu-se por iniciar as aulas de maneira híbrida (presencial e online) ao longo do ano.

“Nossos professores e professoras voluntários querem fazer a diferença nessa sociedade: garantir a oportunidade do acesso ao direito ao ensino superior e da educação crítica. Queremos pintar a universidade com as cores de nossos estudantes das escolas públicas”, afirma o professor Jefferson Pécori, coordenador do projeto.

Maiores informações pelos contatos:
Facebook: https://www.facebook.com/cursinhopopularregistro
E-mail: cursinhopopular2019idesc@gmail.com
Telefone: (13) 98169-3533 / 13 99655-9354

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS