Por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC – do Governo de SP, entra em cena o Projeto Pepitas do Ribeira, que irá exibir 15 curta-metragens como forma de retratar a riqueza e diversidade dos empreendimentos culturais e criativos da Região. Todo o conteúdo ficará disponível gratuitamente pela internet após sua conclusão.
Dentre as pílulas audiovisuais – com duração de cerca de 10 minutos cada uma delas – uma será acerca da apresentação da ouvidoria e as outras quatorze sobre os empreendimentos da Região. Para tal, o projeto está entrevistando negócios de 10 municípios.
Cada pílula será apresentada por um jovem estudante do ensino médio do Vale do Ribeira – em parceria com o Programa Prospera Jovem, da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo – que guiará a audiência pelo território afetivo no qual se localiza o empreendimento.
Dos setores criativos contemplados estão artesanato, gastronomia e turismo cultural.
Nessa fase inicial do projeto, a equipe dedicada à produção dos vídeos já iniciou as gravações com os empreendedores e com os jovens estudantes. Desde janeiro, já são 3 mil quilômetros rodados e quase 20 horas de filmagens pela região.
O produtor e diretor audiovisual da Coop Films, Victor Yagyu, comenta a experiência: “Para nós, foi uma excelente oportunidade de conhecer e revisitar locais, revelar a trajetória de pessoas com histórias incríveis que nos mostraram como o Vale é plural e tem iniciativas das mais variadas, que comprovam que o empreendedorismo está transformando a realidade local de famílias, cidades e da região”.
Para a diretora da Garimpo de Soluções, Ana Carla Fonseca, o projeto vem para demonstrar que o Vale é repleto de oportunidades. “Pepitas do Ribeira surge para lançar luz sobre alguns – dos incontáveis – empreendimentos criativos de excelência que o Vale do Ribeira gerou. São exemplos de negócios baseados nos atributos da região e no talento desses empreendedores, que estão aqui por opção e paixão”, comenta.
Os 15 vídeos finais serão lançados ainda neste primeiro semestre de 2022 em eventos de exibição aberta, em Iguape, Registro e Apiaí, bem como disponibilizados para a plataforma Cultura em Casa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado São Paulo e carregados no YouTube. Os vídeos serão legendados em português e terão audiodescrição, de modo a favorecer a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva ou visual.
O Projeto Pepitas do Ribeira é desenvolvido pela empresa Garimpo de Soluções – consultoria de atuação global especializada em economia criativa e desenvolvimento territorial – e a produtora Coop Audiovisual, de Registro, com apoio do Sebrae Regional Vale do Ribeira. Ainda conta com a parceria da ROCA Produções Culturais e presença digital da Agência Criativos, também de Registro.
Diário do Ribeira