25 de abril de 2024 - 18:57

HomeDESTAQUES DO DIAPor meio do Sebrae-SP, empresários do Vale do Ribeira participam do Gulfood...

Por meio do Sebrae-SP, empresários do Vale do Ribeira participam do Gulfood e Expo Dubai

O Sebrae- SP preparou uma missão focada no segmento de alimentação e o destino escolhido foi Dubai, onde será realizado o Gulfood, um dos principais eventos mundiais de alimentação com foco em produtos gourmets e orgânicos.

O evento acontece de 13 a 17 de fevereiro de 2020, no Dubai World Trade Center e reunirá os maiores produtores, compradores e empresários do setor de Alimentos e Bebidas do mundo, num total de 4 mil expositores de mais de 120 países. Já no dia 18 de fevereiro, os empresários terão a oportunidade de expor seus produtos para compradores internacionais.

Para esta missão, o Sebrae-SP selecionou 17 empresários donos de pequenos negócios paulistas da alimentação como padarias, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, food trucks e indústria de alimentos de todo o Estado. Nutryvitta e Aquavale Psicultura são as empresas do Vale do Ribeira que vão participar da Missão Internacional aos Emirados Árabes Unidos com o Sebrae-SP.

Elisa Mussolino, da Nutryvitta, conta que já teve uma experiência internacional pontual em uma exportação para países americanos há algum tempo e acredita que essa oportunidade em Dubai será um novo começo desse processo de internacionalização da empresa. “Estamos muito felizes com a oportunidade de entender como funciona o mercado árabe, analisar o potencial dele para a nossa empresa, conhecer pessoas novas e a operação dos negócios que visitaremos. Sabemos que nosso produto tem características muito próximas do que o mercado árabe busca, mas queremos mesmo é expandir a visão, agregar conhecimento, independente de voltar ou não com algum negócio fechado”, comenta a empresária.

A missão ainda contempla a participação de sete empresas em rodadas de negócios, muitos deles tendo sua primeira chance de internacionalizar seus produtos.

Segundo a Câmara de Comércio Brasileira, as exportações brasileiras para o Oriente Médio aumentaram quase pela metade em 2021, de US$ 8,8 bilhões para US$ 12,27 bilhões, sendo que as commodities respondem por mais de 70% desse volume, incluindo aves, açúcar, carne bovina, milho e minério de ferro.

“É muito importante que os pequenos negócios encarem o mercado internacional em seus planejamentos de expansão de mercado. E para quem deseja planejar a internacionalização de suas empresas com foco no Oriente Médio e África, os Emirados Árabes podem ser uma excelente porta de entrada para este mercado. Vamos experimentar essa experiência levando sete empresários de pequenos empresas paulistas para as rodadas de negócios com compradores dos Emirados e regiões, que já estão habituados com alguns produtos brasileiros, como alimentos e cosméticos de açaí, por exemplo”, destaca Wilson Poit, diretor superintendente do Sebrae-SP.

Um dos grandes desafios dos pequenos negócios para acessarem o mercado internacional, além de capital de giro para financiamentos e falta de escala na produção para atender grandes mercados, está na preparação para lidar com as burocracias governamentais e as certificações internacionais.

Para ajudar os empresários a passar por todo esse processo, o Sebrae-SP criou o programa Sebrae Trade com consultorias e capacitações como foco neste apoio aos empresários.

“As pequenas empresas que desejam acessar mercados internacionais, como o do Oriente Médio, necessitam de estratégias de exportação, adequação de produtos e serviços às regulamentações locais, orientações sobre a cultura do País e como se portar em negociações. Ensinamos todo esse conteúdo, desde a sugestão de adaptação de produtos e embalagens aos padrões dos países que desejam exportar, até a estratégia de produção, técnicas de vendas e pós-venda adequadas”, destaca Ivan Hussni, diretor técnico do Sebrae-SP, que acompanhará o grupo.

O segmento de A&B no Brasil reúne hoje 2,9 milhões de pequenos negócios relacionados a alimentação, sendo cerca de 716 mil (25%) só no estado de São Paulo. O objetivo do Sebrae-SP é que os empresários conheçam as tendências e práticas que possam ser aplicadas em seus estabelecimentos e os diferenciais oferecidos aos clientes, levando em consideração os aspectos regionais e de mercado. “Esta será uma grande oportunidade para que os empresários conheçam o que há de mais novo no mercado de alimentação de produtos diferenciados, que cresce a cada ano em todo mundo.

Na volta da missão, o Sebrae-SP preparará eventos de capacitação com palestras para multiplicar o conhecimento adquirido nos eventos e locais visitados para todos os empreendedores do segmento de alimentação interessados em se atualizar sobre as tendências mundiais do seguimento de alimentos e bebidas”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, que acompanhará o grupo.

Para apoiar os empresários da indústria que desejam aproveitar a missão para fazer negócios, o Sebrae-SP, em parceria, com a B2Brazil disponibilizará uma página customizada com fotos e informações dos produtos dentro da plataforma da B2Brazil, traduzidos em três línguas, que será enviada aos grupos de compradores nos Emirados Árabes Unidos. São produtos como areosois para indústria de alimentos, corantes alimentícios, chantily vegano, espuma de drinks, chocolates, bananinhas, farinhas e shakes de frutas, geleias, chutneys, xaropes de frutas orgânicas, cervejas, entre outros. O objetivo é propiciar oportunidades para essas empresas que já estão preparadas para o processo de internacionalização.

Mais informações sobre a Gulfood podem ser obtidas pelo site www.gulfood.com e sobre os produtos brasileiros que serão expostos para os compradores internacionais aqui neste link https://b2brazil.com.br/mix/sebrae-emirados.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS