Um óvulo de uma égua da raça árabe, de criação de um haras em Boituva, no interior de São Paulo, ganhou as páginas de muitos jornais na última semana. Isso porque ele foi arrematado por nada menos que 3,2 milhões Riyals (moeda local), o que equivale a mais de R$ 4,5 milhões.
O leilão aconteceu esta semana durante o Katara International Arabian Horse Show, no Qatar, evento que se encerra no sábado, 12 de fevereiro. A cifra milionária fez com que o óvulo batesse todos os recordes de comercialização da raça no mundo.
Batizada de FT Shaella, a égua de criação de Flávia Torres, do Haras FT, de Boituva, foi vendida ainda muito jovem para o Dubai Stud, onde se tornou campeã mundial em Paris e na Nations Cup, os títulos mais cobiçados do planeta pelos amantes da raça. Além disso, a égua já possui filhos e netos também campeões.
“Ela sempre teve uma estrela desde que nasceu e eu acreditava muito que seria uma égua especial. Com cinco meses já encantava a todos e assim tive que deixá-la ganhar o mundo. Nem deu tempo de expor aqui no Brasil (…). Com seus resultados na pista ou de sua progênie, Shaella nunca deixou de nos dar alegrias. É muito emocionante. Fico muito orgulhosa de tudo o que ela representa para a o Haras FT e para a criação brasileira”, finaliza Flávia Torres.
Diário do Ribeira / Gazeta SP