23 de abril de 2024 - 12:45

HomeBRASILEnquanto fome dispara no Brasil, até 800 mil toneladas de arroz vão...

Enquanto fome dispara no Brasil, até 800 mil toneladas de arroz vão virar ração para porcos

Mais de 20 milhões de brasileiros chegam a passar 24 horas sem ter o que comer. Isso é o equivalente a toda população do Chile. Outros 74 milhões de brasileiros não sabem se terão amanhã no prato o alimento que os saciou hoje. E 25 milhões reduziram a qualidade de suas dietas a partir da ingestão de alimentos ultraprocessados, mais baratos e potencialmente cancerígenos, para adequar seu orçamento à inflação. No total, 55% dos brasileiros sofriam com algum tipo de insegurança alimentar (grave, moderada ou leve) em 2020, conforme apurou a Rede de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, que colabora com o IBGE. E esses números devem ter crescido em 2021 com a disparada dos preços, especialmente dos alimentos.

Enquanto a fome avança no País, a estatal Embrapa sugere que até 800 mil toneladas de arroz aptas para a alimentação humana sejam desviados para saciar porcos, galinhas e frangos. A medida seria uma alternativa para reduzir os custos de produção nas granjas do Sul do País. Esse setor enfrenta escassez de milho e soja devido aos sucessivos recordes na exportação desses grãos e à quebra na safra causada pela seca no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina neste início de ano.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e um dos maiores exportadores de carne suína, proteínas que matam a fome especialmente de chineses e europeus.

Sediada em Santa Catarina, a Central de Inteligência de Suínos e Aves da Embrapa explica que o Brasil dispõe de um excedente de arroz que não encontrou mercado no exterior em 2021, ano em que a boa produtividade nas lavouras garantiu a quarta maior safra do cereal na história, com 8,5 milhões de toneladas colhidas.

Acontece que os fazendeiros gaúchos e catarinenses, que respondem por 91% da produção brasileira de arroz, estão com o produto parado em seus armazéns, que já começam a receber a safra 2022, colhida agora no verão.

Estudo da Embrapa indicou que a substituição do milho pelo arroz na alimentação das aves reduzirá a pigmentação nas gemas dos avos…

A pandemia, os raios…

A American Geophysical Union acaba de revelar que os lockdowns promovidos por diversos países no auge da pandemia, em 2020, provocaram uma redução de 8% na incidência de raios em todo o Planeta.

 …e a influência humana…

A organização científica acredita que a menor incidência de raios foi causada pela queda na emissão de aerossóis, partículas suspensas no ar produzidas a partir da queima de combustíveis fósseis como carvão, gasolina e diesel.

 …no clima do Planeta

Em resposta a CNN norte-americana, a NASA explicou que os aerossóis causam “profundo impacto no clima” devido à sua capacidade de alterar a energia e o equilíbrio da Terra.

 Flores e jazz

A música vai animar a Feira das Flores da Ceagesp, em São Paulo, na próxima quinta-feira. O festival Jazz com Flores começa às 21h30, no Mercado do Produtor, com saxofone e banda, flores, cores e perfumes…

 Filosofia do campo:

“A ordem é ninguém passar fome/Progresso é o povo feliz”, Zé Pinto, compositor mineiro, em ‘Ordem e Progresso’.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS