1 de julho de 2022 - 11:33

HomeDESTAQUES DO DIADefesas Civis de 21 cidades do Vale recebem investimentos para compra de...

Defesas Civis de 21 cidades do Vale recebem investimentos para compra de viaturas, equipamentos e materiais

Com investimentos que ultrapassam os R$ 2.600.000,00, o Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil do Estado de São Paulo, promove uma ação pioneira no Brasil, desde 2020, conforme o Decreto nº 64.849/2020, que ficou conhecida como Ação de Aparelhamento Municipal.

Tais ações refletem diretamente no Vale do Ribeira, por meio do programa Vale do Futuro, onde os convênios foram assinados com 21 municípios, com exceção de Apiaí, devido ao não preenchimento de dados técnicos necessários para a celebração de convênio.

Os recursos são direcionados à Casa Militar (Defesa Civil) e viabilizam a compra de viaturas, equipamentos e materiais, como forma de garantir melhor atendimento à população em todas as fases típicas de Defesa Civil, como prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação. Essa destinação direta de valor garante uniformidade nas compras e economia de escala; e os equipamentos, previamente escolhidos, são entregues aos municípios, mediante a formalização do convênio.

Em 2020, os municípios beneficiados foram Eldorado, Miracatu, Pariquera-Açu, Registro e Sete Barras; em 2021, Cajati, Cananéia, Jacupiranga, Juquiá e Pedro de Toledo receberam a Ação. Para março de 2022 as cidades beneficiadas serão Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itapirapua Paulista, Itariri, Ribeira, Tapirai e Ribeirão Grande, além de Cananéia e Pedro de Toledo, contempladas com emendas parlamentares para a Ação de Aparelhamento.

No total, os municípios receberão 24 veículos, 08 kits de combate a incêndio, 36 geradores, 71 motosserras, 38 tendas, 4 balsas, 62 tripés de iluminação, 153 holofotes, 39 capacetes, 49 lanternas e 18 megafones, atendendo uma população de mais de 317 mil habitantes.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS