20 de abril de 2024 - 09:44

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Mídias sociais irão intervir diretamente no resultado das eleições de 2022, afirma especialista

Mesmo que os grandes veículos de comunicação ainda sejam fatores poderosos na decisão do voto do cidadão brasileiro, as mídias sociais tem ganhado espaço e acabou se tornando uma fonte de informação importante, gerando interesse em candidatos a cargos eletivos por se tratar de uma ferramenta estratégica no que tange, chamar a atenção do eleitor.

Para o publicitário e especialista em marketing político, Janiel Kempers, o uso das mídias sociais pode ser um bom parceiro para os candidatos. “Estrategicamente uma campanha só tem eficácia quando ela chama a atenção do eleitor, com as redes sociais isso se torna bem mais fácil e rápido”, afirma.

Estudos da plataforma Socialbakers, de soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais, afirmam que as mídias sociais desempenharam um papel mais importante do que nunca na corrida presidencial americana, que teve Joe Biden como vencedor. No Brasil, a situação não é diferente. O sucesso do candidato Jair Bolsonaro em 2018 é, em parte, explicado pelo seu alcance nas mídias sociais e o apoio de grupos que o capitalizam.

“Ao longo dos anos, as rodas de conversas saíram das esquinas e foram para as plataformas como Whatsapp, Facebook e Instagram. Hoje nós temos boa parte do eleitorado representado de alguma forma dentro das mídias sociais”, pontua o especialista em marketing político, Janiel Kempers.

Ao mesmo tempo que as mídias sociais abrem espaço para discussões interessantes a respeito das ideologias e projetos dos candidatos, surgem também as chamadas Fake News, notícias falsas que tem como objetivo afetar negativamente a imagem do candidato.

Janiel, afirma que é preciso tomar cuidado. “Evitar o compartilhamento de notícias falsas é uma responsabilidade comum, por isso o cidadão tem como dever verificar a fonte da notícia, bem como mensurar qual o interesse daquela informação”, ressalta.

Diário do Ribeira / Gazeta SP

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