23 de abril de 2024 - 08:00

HomeDESTAQUES DO DIACarreta de mamografia dá início aos atendimentos gratuitos em Iguape nesta terça-feira...

Carreta de mamografia dá início aos atendimentos gratuitos em Iguape nesta terça-feira (18)

A partir desta terça-feira (18) até o dia 29 de janeiro a cidade de Iguape dará início aos atendimentos na “Carreta da Mamografia”. A campanha do programa estadual Mulheres de Peito acontece no Largo Durvalino Vieira, s/nº, ao lado do acesso à Passarela do Rocio.

Além do mamógrafo, cada carreta possui conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Há, também, uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.

Os exames de mamografias serão gratuitos e disponibilizados, preferencialmente, para mulheres de 50 a 69 anos, que devem comparecer ao local munidas de RG e cartão SUS. Pacientes fora da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde, com idade entre 35 e 49 anos, e acima de 70 anos, também poderão utilizar o serviço, mas deverão apresentar um pedido médico obtido junto ao posto de saúde mais próximo de sua casa, além de também apresentar RG e cartão SUS.

Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a distribuição de 50 senhas por dia, sendo 25 para o atendimento pela manhã e outras 25 para o período da tarde. Nos sábados, o atendimento está previsto apenas para o período da manhã, entre 8h e 12 h, com a distribuição de 25 senhas, que serão entregues por ordem de chegada. Apenas nas quartas-feiras, por questões logísticas do setor de Saúde, o atendimento será iniciado as 7 horas da manhã.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS