19 de abril de 2024 - 16:31

HomeDESTAQUES DO DIA1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira tem inscrições abertas para...

1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira tem inscrições abertas para produtores locais de audiovisuais

Produtores de audiovisuais de toda a Região podem se inscrever gratuitamente até o dia 6 de fevereiro para a 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira, que acontece entre os dias 18 e 26 de março no formato online.

Podem participar filmes de curtas e médias-metragens, de qualquer gênero, formato e classificação etária, produzidos e finalizados até 2002 por produtores que residam ou atuem em um dos 23 municípios do Vale do Ribeira. Os filmes selecionados serão exibidos para todo o Brasil.

Além das duas mostras competitivas de curtas e médias-metragens, a programação contará ainda com debates online e a exibição de outras duas mostras não competitivas de obras convidadas: a “Mostra de Longas” com seis obras de cineastas premiados e consagrados em festivais nacionais e internacionais e a “Mostrinha” dirigida para o público infantil.

Haverá ainda atividade formativa , uma “Oficina de Stop Motion”, voltada para moradores do Vale do Ribeira, que resultará em quatro curtas-metragens de animação que serão exibidos na Cerimônia de Premiação.

O filme vencedor de cada mostra ganhará um prêmio estímulo de R$1.000,00, além do Troféu Papagaio da Cara Roxa. A escolha do nome do Troféu é uma homenagem a esse pássaro encontrado na região e ameaçado de extinção devido ao desmatamento e ao tráfico de animais.

A idealização e a produção da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira parte de dois jovens moradores da região, que trazem o cinema no DNA, Tadeo e Tales Trigo, filhos de Monica Trigo, que há anos atua no setor audiovisual e, entre outros, preside a Alianza Latino Americana de Festivales de Cine Fantástico (FANTLATAM), considerado o Óscar do Cinema Fantástico.

De acordo com Tadeo e Tales Trigo, a realização da mostra vem de uma necessidade de dar visibilidade a essa região que é uma das mais carentes do estado de São Paulo mesmo tendo uma herança cultural tão rica. “Esperamos que essa mostra possibilite às comunidades locais do Vale do Ribeira uma oportunidade de contar seus relatos e suas histórias, ainda mais levando em consideração a rica cultura da região com a presença de comunidades tradicionais quilombolas, ribeirinhas, caiçaras e indígenas”, diz Tales.

“A nossa perspectiva é de que essa mostra também possa dar uma expectativa de futuro para os mais jovens e estimular a produção de obras audiovisuais”, complementa Tadeo.

A Mostra é realizada com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo e PROAC Editais.

Serviço:
1ª MOSTRA DE CINEMA DO VALE DO RIBEIRA
Inscrições: Até 6 de fevereiro de 2022 no site www.mostravaledoribeira.com.br
Mostra: De 18 a 26 de março de 2022
E-mail: mostravaledoribeira@gmail.com
Facebook: Mostra de Cinema do Vale do Ribeira
Instagram: @mostravaledoribeira
Twitter: @mostradovaleProdutores de audiovisuais da Região podem se increver para a 

 

Diário do Ribeira

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS