29 de março de 2024 - 04:42

HomeDESTAQUES DO DIACarteira de vacinação contra a Covid para crianças já é impressa em...

Carteira de vacinação contra a Covid para crianças já é impressa em SP

O governador João Doria (PSDB) está de licença mas parece ter garantido, antes de seu recesso, os primeiros passos em preparação para a vacinação de crianças na pandemia. A gestão já começou a imprimir as carteiras de vacinação contra a Covid-19 que serão destinadas ao público infantil em São Paulo. Estão previstas cerca de 4,5 milhões de unidades do documento, que conta com bordas amarelas e a hashtag #VacinaJá escrita com letras coloridas.

A gestão João Doria (PSDB) já imprimiu cerca de 800 mil cartões de vacinação para as crianças até esta segunda-feira (27). Com isso, o governo paulista se antecipa ao aval do Ministério da Saúde para o início da campanha de imunização do público infantil.

O modelo foi elaborado pela Secretaria de Comunicação de São Paulo e será disponibilizado em todos os pontos de vacinação contra o novo coronavírus.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, decidiu abrir uma consulta pública sobre a vacinação do público infantil. A iniciativa gerou críticas, já que a imunização foi anteriormente autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Por isso, Queiroga e Jair Bolsonaro (PL) estão sendo acusados de postergar a vacinação desta faixa etária.

Queiroga nega, e diz que a vacinação ocorrerá já em janeiro. Segundo ele, o texto da consulta já recomenda a imunização, e a consulta serviria apenas para a discussão de procedimentos e melhor informação dos pais.

A Anvisa autorizou no dia 16 deste mês o início da imunização ao público infantil. Desde o início da pandemia, 301 crianças com idade entre 5 e 11 anos morreram da doença.

Até então, o modelo da fabricante tinha o uso permitido no país apenas em pessoas com mais de 12 anos.

“O número de casos de Covid-19 tem sido representativo na população pediátrica. Nós temos um perfil de segurança e reatogenicidade positivo com a vacinação e nós temos resultados importantes de geração de anticorpos nessa população”, explicou o gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, na ocasião.

A resolução da Anvisa prevê que as crianças recebam duas doses de 10 microgramas num intervalo de 21 dias e deverá ser publicada na edição extra do Diário Oficial da União nesta quinta.

Apesar da aprovação pela agência, cabe ao Ministério da Saúde decidir quando iniciar essa vacinação. A previsão é imunizar 70 milhões de crianças.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS