25 de abril de 2024 - 03:22

HomeDESTAQUES DO DIABoto-cinza recebe título de patrimônio histórico natural e símbolo de Cananéia

Boto-cinza recebe título de patrimônio histórico natural e símbolo de Cananéia

O boto-cinza foi elevado a patrimônio histórico natural e símbolo da cidade de Cananéia.
O PL n º 2.380/2021, aprovado pelos vereadores do município, legitimam o título. Ainda foi instituído o dia 24 de outubro como o Dia do Boto-Cinza. A ideia é que a data reforce a importância da espécie e estimule a realização de ações educativas, além de contribuir com o turismo sustentável.

O Projeto Boto-Cinza é uma iniciativa do IPeC – Instituto de Pesquisas de Cananéia- , que atua desde a década de 80 na preservação da biodiversidade e proteção dos oceanos, com foco na pesquisa e conservação desta espécie.

Hoje, o boto-cinza está classificado com o status de conservação “vulnerável” na Lista da Fauna Brasileira de Espécies Ameaçadas de Extinção, o que, segundo os idealizadores do projeto, deixa evidente a necessidade de ampliar os conhecimentos sobre a espécie e fortalecer programas de pesquisa e conservação no país.

“Essa nova lei representa um grande passo na conservação do boto-cinza e reforça a importância socioeconômica da espécie na região”, declarou Caio Louzada, coordenador do Projeto Boto-Cinza no Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), em comunicado para a imprensa.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS